O Camaro também recebia o LS1 já em 1998, em versão de 320 cv. Apesar da inacreditável relação custo-desempenho desse modelo e do Firebird, sua quarta geração nunca vendeu bem e foi descontinuada em 2002, para profunda tristeza de uma legião de fãs. A nova família de small-blocks se espalhou ainda pela linha de picapes, sendo produzida aos milhares todos os dias em uma unidade muito automatizada no Canadá. Se o V8 original durou 42 anos, o novo talvez nos leve até 2040... |
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O Pontiac Grand Prix GXP: um V8 de 5,3 litros e 303 cv com tração dianteira e a curiosa solução de pneus mais largos nesse eixo que no traseiro |
Jovem aos 50
Em 2005 o
V8 Chevrolet de bloco pequeno comemora 50 anos de existência — e não
poderia ser de melhor forma. Além de propelir com a extrema eficiência
que lhe é peculiar os utilitários da GM, o small-block está
voltando aos automóveis, que sempre foram sua melhor casa. E não só ao
Corvette: uma nova evolução do V8, que a GM quer que chamemos de GEN
IV, mas que na verdade trata-se apenas de um aperfeiçoamento do LS1,
chama-se LS2. Lançado no Corvette C6, em 2004, tem 6,0 litros e nada
menos que 400 cv. |
Até a divisão Cadillac, antes conservadora, beneficia-se da evolução do V8 Chevrolet: é a alma do sedã esportivo CTS-V, de 400 cv, que rivaliza com os mais picantes BMWs |
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Há
ainda o Cadillac CTS-V, um dos
melhores carros do renascimento da divisão, já chamado de BMW M5
americano, graças ao small-block de 5,7 litros e 400 cv. O cupê
Pontiac GTO, importado da Holden
australiana, oferece um LS2 (de início um LS1) de 400 cv e torra os
pneus traseiros como se fosse dono da Goodyear. O picape/carro esporte
SSR recebeu também um LS6 de 6,0
litros e 390 cv, para dar substância a toda aquela cara de mau. Até o
utilitário esporte TrailBlazer, que nasceu para usar uma nova família de
motores de quatro, cinco e seis cilindros em linha, resolveu se curvar à
excelência do pequeno grande motor: um LS2 de 391 cv apareceu na versão
SS, que finalmente substitui o
GMC Typhoon dos anos 90 (V6 de
4,3 litros, biturbo, 280 cv). |
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O LS7, motor do Corvette Z06 de sexta geração: um grande small-block de 7,0 litros e componentes leves, que desenvolve 505 cv e lhe dá um desempenho similar ao de carros muito mais caros |
Em
uma fábrica exclusiva para motores de baixa produção e alto desempenho,
cada motor é montado por uma só pessoa — a primeira vez em que tanto
cuidado é reservado a um propulsor na GM. O Z06 faz de 0 a 96 km/h em
3,5 segundos, completa o quarto-de-milha em 11,7 s (a 201 km/h) e chega
a 320 km/h. Tal desempenho só pode ser superado por carros como o
super-exótico Porsche Carrera GT,
que por sinal pesa o mesmo que o Z06, apesar de seu monocoque de fibra
de carbono, mas tem 100 cv a mais. Sem falar que custa seis vezes
mais que o Corvette! O carro com desempenho comparável mais próximo
em preço (Ford GT) ainda custa
o dobro do Z06. E o mais incrível: a Chevrolet tem o único carro com
esse patamar de desempenho que não tem que pagar a taxa de
gas-guzzler (beberrão) nos EUA, pois obtém média de 11 km/l no ciclo
rodoviário da EPA, a agência americana de proteção ambiental. |
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