A versão 246 GTS foi apresentada no Salão de Genebra em 1972. Muito interessante, seguindo o estilo targa da Porsche, era um semiconversível: apenas parte do teto — feito em poliéster — era removível, indo para trás dos bancos. Dentro das colunas centrais havia um arco de segurança. Pouco mais pesado que o modelo de origem, mantinha bom desempenho. O GTS não foi bem vendido na Europa, mas seu mercado na Flórida e na Califórnia, nos Estados Unidos, era muito bom. Lá havia diferenças como luzes de posição nas laterais, reforço nas portas e catalisador, que o deixava menos potente.

As formas curvas do Dino 246 fazem dele um dos mais belos Ferraris da época, bem superior nesse aspecto a seu sucessor, o Dino 308 GT4

No mesmo ano o Dino já contava com controles elétricos de vidros, bancos revestidos em couro Connolly, volante Momo todo de couro, rodas Campagnolo mais largas, faróis carenados e proteção da grade dianteira. Era também oferecido ar-condicionado, tanto nesta versão quanto na fechada.

Produzido até 1974, o GT teve em sua carroceria poucas mudanças. O GTS continuou sendo fabricado por seis meses a mais que o cupê. Ao todo, 2.487 unidades de 206 e 246 ganharam as ruas, sendo 1.274 da versão GTS. Já sob a batuta do grupo Fiat, o desejo era que a Ferrari produzisse um V8 com carroceria 2+2 e desenho por Bertone. Assim, em 1973 nascia o 308 GT4, com linhas retas e sem a mesma elegância. O Dino original chegou ao fim sob críticas dos puristas, que viam nele um "falso Ferrari", mas sua beleza e a produção reduzida trouxeram sua valorização no atual mercado de carros clássicos.

Nas telas
O sofisticado seriado de produção franco-britânica Persuaders fez muito sucesso na década de 1970, na Europa, e passou no Brasil anos depois. Dois milionários, um inglês e outro americano, combatem o crime organizado. Um Dino 246 GT vermelho (foto) sempre aparece nos episódios. Pertence ao milionário Danny Wide, interpretado por Tony Curtis.

Ele ridiculariza seu companheiro de investigações, o excêntrico lorde inglês Brett Sinclair (Roger Moore), por possuir um Aston Martin DBS, referindo-se ao automóvel como "Penélope amarela" por causa de sua cor. Curiosidade: a série acabou pelo fato de Moore ter sido chamado para viver James Bond no filme Viva e deixe morrer (Live and Let Die), em 1973.

Em 2003 foi feito para a TV o filme italiano Ferrari, drama que conta a saga da famosa família italiana Foi dirigido por Carlo Carlei. O ator Sergio Castellitto faz o papel de Enzo e Matthew Bose o de Dino Ferrari.

Para ler
Ferrari Dino 206 S Berlinetta & Spider - por Christian Huet e Pietro Carrieri. Editado em inglês, francês e italiano, o livro de capa dura conta com 110 páginas. Completo, conta com detalhes a vida dos Dinos.

Ferrari Dino: The complete story –
por Anthony Curtis, editora Crowood Press. Esta obra de 1997, com 192 páginas em inglês, mostra a trajetória do Dino, os sucessores 308 GT4 e GTB, o Fiat Dino e o Lancia Stratos, que usaram seu motor. Inclui uma relação de clubes da marca e de restauradores especializados.

Dino - The Little Ferrari - por Doug Nye, editora Motorbooks International. Também interessante e muito detalhado, conta a história do motor V6 criado por Dino e dos carros esporte e de corridas da Ferrari nas décadas de 60 e 70. Publicado em 2004, tem 320 páginas.
Ficha técnica

Dino 246 GT

MOTOR - central-traseiro, longitudinal, 6 cilindros em V; duplo comando nos cabeçotes, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 92,5 x 60 mm. Cilindrada: 2.418 cm3. Taxa de compressão: 9:1. Potência máxima: 195 cv a 7.600 rpm. Torque máximo: 23 m.kgf a 4.800 rpm. Três carburadores de corpo duplo.
CÂMBIO - manual, 4 marchas; tração traseira.
FREIOS - dianteiros e traseiros a disco.
SUSPENSÃO - dianteira e traseira, independentes, trapézios transversais.
RODAS - 6,5 x 14 pol; pneus, 205/70 R 14 V.
DIMENSÕES - comprimento, 4,21 m; entreeixos, 2,34 m; peso, 1.125 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 240 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 7,0 s
Dados do fabricante

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade