A linha compreendia o seis-cilindros em linha de 4,0 litros, com 210 a 230 cv conforme a versão, e o V8 de 5,0 litros, com 235 a 248 cv. Os esportivos da linha XR trocavam os faróis simples por dois circulares em cada lado e ganhavam anexos aerodinâmicos. Nas séries seguintes, AUII e AUIII, vinham evoluções como bolsa inflável para o passageiro, rodas de 16 pol e um programa de garantia que incluía as revisões até 60 mil km. O picape Ute era atualizado em 1999, mantendo a capacidade de uma tonelada de carga e oferecendo quatro motores, incluindo o de 248 cv.

Sem mudar a parte central da carroceria, o desenho da série BA de 2002 ficava mais agradável -- e vinha associado aos novos motores V6 e V8, incluindo versões de quase 400 cv!

Outra remodelação, que só deixaria intocada a seção central da carroceria, entrava em desenvolvimento. O resultado aparecia com o modelo BA, em 2002. Junto do novo estilo, mais harmonioso, vinham motores modernos: um V6 de 4,0 litros, com duplo comando de válvulas no cabeçote e 245 cv, e um V8 de 5,4 litros, 24 válvulas e 295 cv, parte da família modular da Ford americana, que substituía o veterano Windsor 5,0. Não faltavam versões de alto desempenho: o 5,4 com duplo comando gerava 349 cv no XR8 e 389 cv no GT, enquanto o XR6 adicionava um turbocompressor ao V6 4,0, levando-o a 320 cv em uma configuração exclusiva dos australianos.

O câmbio automático agora permitia mudanças manuais seqüenciais e a central elétrica era integrada. Havia bolsas infláveis laterais, uma suspensão traseira independente mais moderna e a opção de sistema de navegação baseado em DVD. Em 2004 chegava a caixa manual de seis marchas para as versões esportivas XR. Na série BF, um ano depois, vinham poucas alterações visuais, mas a mecânica evoluía com variador de fase também nos motores menos potentes, controle de estabilidade para várias versões e, nos esportivos, opção de câmbio automático de seis marchas e rodas de 18 pol.

Em 2005, o Falcon BF trazia retoques de estilo, controle de estabilidade e câmbio automático de seis marchas: depois de 45 anos de mercado australiano, um carro ainda em plena forma

Depois de mais de 45 anos de evolução, o Falcon permanece um sucesso. A Ford enfrenta em seu mercado uma peculiar resistência a carros menores e de tração dianteira, que já impediu que ele fosse substituído pelo americano Taurus e pelo europeu Mondeo. Habituados a suas qualidades por quase meio século, os australianos dizem "não, obrigado" quando a marca oferece algo que não siga suas apreciadas tradições.

Ficha técnica
_ Falcon GT-HO
Phase III
(1971)
Falcon Cobra
(1978)
Falcon GT 30th
Anniversary
(1997)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 102 x 89 mm 101,6 x 72,6 mm
Cilindrada 5.752 cm3 4.949 cm3
Taxa de compressão 11,5:1 8,9:1 9:1
Potência máxima 370 cv brutos
a 5.400 rpm
217 cv a
4.500 rpm
268 cv a
4.700 rpm
Torque máximo 52,5 m.kgf brutos
a 3.400 rpm
43,7 m.kgf a
2.400 rpm
42,8 m.kgf a
3.700 rpm
Alimentação carburador de corpo quádruplo injeção multiponto
CÂMBIO
Marchas e tração 4, traseira 5, traseira
FREIOS
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor a disco ventilado a disco
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus ER70 H 14 ER70 H 15 245/40 R 17 V
DIMENSÕES
Comprimento 4,68 m 4,87 m 4,91 m
Entreeixos 2,81 m 2,82 m 2,79 m
Peso 1.525 kg 1.585 kg 1.645 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 230 km/h ND
Aceleração de 0 a 100 km/h 6,4 s 8,9 s 6,8 s
ND = não disponível

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