O "Fitito" de longa vida
Depois de viver na
Itália por 14 anos e originar a primeira minivan |
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Dez
anos após o final da Segunda Guerra Mundial, a Europa como um todo e a
Itália em particular mostravam uma recuperação econômica. Para a
indústria automobilística, a enorme demanda por veículos era a indicação
de um bom momento para introduzir novos modelos e investir em segmentos
superiores, com mais espaço e potência que nos pequenos carros
produzidos até então. |
O protótipo de 1952 aponta a receita que apareceria três anos depois no 600: linhas arredondadas, portas "suicidas", motor e tração traseiros |
Naquele ano a Fiat era a segunda maior da Europa, atrás somente da BMC
(British Motor Corporation) e à frente da Volkswagen e da Ford
inglesa. No entanto, manter essa posição exigia atender ao desejo do
consumidor por um automóvel mais amplo e confortável que o Topolino.
Um novo 500 viria, é verdade, em 1957.
Mas, seis anos antes, a marca de Turim iniciava a concepção do 600, um
sedã de duas portas e quatro lugares, com motor e tração traseiros. |
No lançamento em Genebra, um recurso interessante: um carro cortado ao meio que girava sobre a plataforma, para exibir a nova concepção mecânica |
O desenho do carrinho de 3,20 metros de comprimento e 1,38 m de largura, com distância entre eixos de 1,84 m, era simples e agradável. Predominavam as linhas curvas, como a traseira bem inclinada, algo semelhante à do Volkswagen, mas a frente era mais alta e definida que no modelo alemão. Frisos no painel frontal tentavam disfarçar a ausência de uma grade. As portas eram articuladas atrás, tipo conhecido como "suicida", e a ampla área envidraçada garantia um interior iluminado e boa visibilidade. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 9/7/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |