Uma remodelação visual em 1989 deixava o Fleetwood praticamente igual ao DeVille, do qual se diferenciava apenas pelo acabamento. Em ambos as versões cupê mediam 5,13 m de comprimento e 2,81 m entre eixos, e os sedãs, 5,21 e 2,89 m, na mesma ordem — não havia mais a limusine. O V8 4,5 mantinha os 155 cv, que chegavam a 180 no ano seguinte com melhorias como coletor de admissão de geometria variável. Mesmo assim, já em 1991 esse motor era substituído pelo HT-4900, de 300 pol³ (4,9 litros) e 200 cv, mais adequado ao peso superior a 1.600 kg.

O Brougham 1990 extraía 180 cv do motor de 4,1 litros, que um ano depois dava lugar ao 4,5

Em sua última geração, lançada para 1993, o Fleetwood afastava-se do DeVille e voltava a usar tração traseira com uma versão revista da plataforma D, a mesma usada no Chevrolet Caprice e no Buick Roadmaster. Com entreeixos ampliado para 3,08 m e medindo exagerados 5,71 m de ponta a ponta, o carro foi o mais longo produzido nos EUA a seu tempo. Pesava 1.980 kg e vinha de série com bolsas infláveis frontais, freios com sistema antitravamento (ABS) e controle de tração.

Maior também estava o motor: um V8 de 350 pol³ (5,7 litros) que, no entanto, fornecia modestos 185 cv no primeiro ano. Já em 1994 essa situação mudava com a estréia do LT1 de mesma cilindrada, derivado do usado no Corvette, com vigorosos 260 cv. O enorme e pesado Fleetwood conseguia então o desempenho de um sedã esportivo, para o que contribuía o novo câmbio automático de quatro marchas. No mesmo ano o Brougham retornava à linha, agora com entreeixos de 2,89 m e plataforma comum aos modelos DeVille e Seville.

A tração traseira estava de volta no Fleetwood 1993, com novos itens de segurança, motor V8 de 5,7 litros e um estilo que não mais evoluiria até o fim de sua produção

Essa geração do Fleetwood manteve-se no mercado até 1996, quando a Cadillac deixou o DeVille como modelo de topo e abandonou um nome com sete décadas de tradição. O Brougham durou um ano a mais, saindo de linha ao mesmo tempo em que completava 50 anos, em 1997.

Ficha técnica
_ 60 Special
Fleetwood (1963)
Fleetwood
Brougham (1968)
Fleetwood
(1993)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal / 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco / 2
Diâmetro e curso 101,6 x 98,4 mm 109,2 x 103,1 mm 101,6 x 88,4 mm
Cilindrada 6.392 cm3 7.725 cm3 5.733 cm3
Taxa de compressão 10,5:1 9,8:1
Potência máxima(1) 325 cv a
4.800 rpm
375 cv a
4.400 rpm
185 cv a
3.800 rpm
Torque máximo(1) 59,5 m.kgf a
3.100 rpm
72,6 m.kgf a
3.000 rpm
41,5 m.kgf a
2.400 rpm
Alimentação carburador de corpo quádruplo carburador de corpo duplo injeção multiponto
(1) valores brutos para os modelos 1963 e 1968 e líquidos para o modelo 1993
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração automático / 3 /
traseira
automático / 3 /
dianteira
aut. / 4 / traseira
FREIOS
Dianteiros a tambor a disco ventilado
Traseiros a tambor a disco
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira independente / eixo rígido
RODAS
Pneus 8,20-15 9,00-15 ND
DIMENSÕES
Comprimento 5,79 m 6,17 m 5,71 m
Entreeixos 3,38 m 3,80 m 3,08 m
Peso 2.300 kg(2) 2.000 kg(2) 1.980 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima e aceleração ND
(2) valores estimados; ND = não disponível

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