Um século de bons serviços

Iniciada em 1905, a evolução dos picapes da Ford americana
garantiu-lhes uma longa liderança no mercado de automóveis

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Para muitos é uma surpresa, mas o "carro" mais vendido dos Estados Unidos desde 1977 não é um automóvel: é a Série F de picapes pesados da Ford. Essa liderança tem razões diversas, que chegam à legislação de controle de consumo (leia boxe), mas uma delas é a tradição: há um século surgia o primeiro utilitário da empresa fundada em 1903 por Henry Ford.

Embora a marca só tenha ingressado na produção de modelos comerciais 12 anos depois, já em 1905 um Modelo C Runabout recebia uma caçamba, no que foi denominado Delivery Car ou carro de entregas. Com distância entre eixos de 1,98 metro, tinha um motor de dois cilindros, 2,0 litros e 10 cv (potência bruta, como todas as citadas neste artigo até 1971) e câmbio de duas marchas. Só 10 desses veículos foram feitos, mas nascia ali a semente para uma longa trajetória. Dois anos depois aparecia um furgão com base no Modelo N.

  O Modelo T Commercial Roadster, cujo banco traseiro podia dar lugar a uma caçamba, foi uma das primeiras iniciativas da Ford no mercado de utilitários

Quando a Ford popularizou o automóvel entre os americanos, com o Modelo T lançado em 1908, a tendência ganhou porte. Muitos passaram a adaptar caçambas ao chassi desses automóveis, como ocorria com os de outras marcas. Nova iniciativa por parte do fabricante era tomada em 1912, com o lançamento do Delivery Car e do Commercial Roadster da linha T. Este último era fornecido com um banco traseiro de fácil remoção, em cujo lugar podia ser acoplada uma caçamba. O interesse do mercado levou, pouco depois, à oferta de chassis do Modelo T para que o comprador aplicasse a carroceria de sua preferência, de furgões a ambulâncias, passando por pequenos ônibus escolares. Também eram comuns adaptações e reforços para que a estrutura, idealizada para um carro de passeio, suportasse cargas mais pesadas.

Cinco anos depois, porém, a Ford — convencida de que não poderia deixar esse segmento nas mãos de pequenas empresas — fazia sua estréia com um chassi de utilitário. Em julho de 1917 saía de sua linha de produção o primeiro veículo voltado a essa aplicação: o Modelo TT, com distância entre eixos de 3,14 metros e capacidade para uma tonelada. A proposta era servir a diferentes serviços, como transporte de carga, ambulâncias e carro de bombeiros. Seu motor era o conhecido 2,9-litros de 20 cv do Modelo T.

O Modelo TT, de 1917, estreou o chassi específico para uso comercial na marca; transportava uma tonelada com um motor de apenas 20 cv

Foi um passo importante para que, em abril de 1925, chegasse o primeiro modelo com caçamba original de fábrica e estrutura toda em aço: o T Runabout with Pickup Body, isto é, com carroceria de picape. Oferecia uma boa caçamba, de 1,40 por um metro, e podia ser adquirido em preto ou verde. No ano seguinte recebia partida elétrica. Durou apenas três anos-modelo, pois em junho de 1927 a Ford encerrava a produção da linha T para preparar o lançamento do Modelo A, seis meses depois. Continua

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 23/7/05

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade