O primeiro Thunderbird, de
linhas suaves e esportivas; o interior de dois
lugares, que não deixava a desejar em conforto; e o projetista George
Walker, que reagiu rápido para atender ao gerente
|
Enquanto os Estados
Unidos passavam por grande euforia após a Segunda Guerra Mundial, Louis
D. Crusoe, gerente geral da divisão Ford, e o projetista George Walker
passeavam pelo Salão de Paris de 1951. E viam ali uma tendência da
Europa daquele tempo: carros esporte de dois lugares, mais comuns nas
ruas inglesas. Em certo momento Crusoe apontou para um deles e perguntou
a Walker, "Por que não podemos ter algo assim?".
O desenhista respondeu, "Temos um trabalho como esse em elaboração". Não
era a exata verdade... O projeto só surgiria depois que Walker conseguiu
contatar sua equipe em Dearborn, no estado de Michigan, sede da marca.
Quando retornaram aos EUA, o "trabalho em elaboração" já existia.
Alguns daqueles carros esporte chegaram a ser importados para a América,
o que levou Detroit a considerar o potencial do mercado local para esse
tipo de automóvel. Os mais famosos modelos desse período foram o
MG TC e o
Jaguar XK 120, mas houve outros como
o Austin-Healey 3000 e o
Triumph TR2/TR3. Em 1953 a General Motors
oficializava o interesse americano por esses automóveis com o
Chevrolet Corvette.
A marca da gravata borboleta oferecia, pela primeira vez, algo além de
seu modelo padrão em variados tipos de acabamento e de utilitários. Era
também inédito o fato de um grande fabricante americano produzir um
carro com legítimo caráter esportivo, sem pretensões de ostentar luxos e
excessos. Se não começou com todo o fôlego que poderia em 1953, o
Corvette logo tratou de mostrar a que veio, nos anos seguintes, e se
tornou um ícone que dura até hoje no panorama mundial do automóvel.
Mal ele chegou às ruas, já fez a Ford se agitar para lançar o quanto
antes o modelo equivalente que desenvolvia desde 1951. A resposta de Dearborn, cidade-sede da empresa, surgia no Salão de Detroit em
fevereiro de 1954. Tinha um nome que parecia troar imponência e
respeito: Thunderbird, ou pássaro-trovão. É como os índios do oeste
americano chamam o espírito guardião com poderes para gerar, além de
raios e trovões, chuva e granizo. Continua
|