Não há muito que discutir. Se existe um Thunderbird digno de Oscar
nas telas de cinema, esse é o modelo 1956 branco que desfila pelas
ruas da pequena cidade de Modesto, Califórnia, numa noite de verão
de 1962 em Loucuras de verão (American Graffiti,
1973). Ao volante a bela Suzanne Somers, com cabelos loiros quase
tão claros quanto o carro. Esse clássico da nostalgia, que foi o
primeiro grande sucesso da carreira de George Lucas, conta a
história de um grupo de amigos a um passo da vida adulta após o
fim do segundo grau.
A tranqüilidade e romantismo dos anos pré-assassinato de Kennedy,
a irresponsabilidade da juventude que não se quer abandonar, tudo
combinava à perfeição com o prazer associado à primeira leva de
T-Birds. O protagonista Kurt (Richard Dreyfuss) não consegue se
aproximar da loira que tanto mexe com ele e parece alçada à
condição de musa, outra excelente comparação ao status do clássico
de quatro rodas que ela dirige. Grande filme, grande carro!

As mulheres estariam ao
lado do carro-pássaro em outra marcante incursão pelas telas.
Thelma & Louise (1991), de Ridley Scott, traz Susan Sarandon e
Geena Davis como duas fugitivas a bordo de um conversível 1966,
que aparece por muito tempo. Na cena final (abaixo), um hardtop
com o teto cortado foi usado para salvar o conversível — na
verdade vários carros foram usados nesta celebração feminista da
liberdade.
Outras participações do T-Bird saciam a sede dos fãs de ver o
carro, mas não com o destaque desses dois filmes. O aclamado
cineasta francês Jean-Luc Godard rodou Acossado (À boute
de souffle) em 1959 com Jean-Paul Belmondo, Jean Seberg e um
roadster 1957 que aparece perto do fim. O filme tornou-se
um ícone da Nouvelle Vague, movimento que propunha uma nova
linguagem cinematográfica. A refilmagem americana de 1983, A
força do amor (Breathless), de Jim McBride e com o belo
casal Richard Geere e Valérie Kaprisky, tem o mesmo modelo.
No desconhecido T-Bird Gang, de 1959, um hardtop
1958 branco é a estrela de um enredo semelhante ao de American
Graffiti. São jovens afortunados que terminaram o colégio há um
ano e ainda não encontraram um rumo, mas podem dirigir um carro
novinho desses para se divertirem. Mostra que o primeiro modelo de
quatro lugares viu mais sucesso que detratores na época.
Em Os tiranos
também amam (Diamond head, 1962), Charlton Heston faz
um proprietário de terras no Havaí que quase destrói sua família
por sua teimosia. Um conversível 1959 azul-claro é seu carro.
Outro
conversível azul um ano mais novo desfila em De volta à praia
dos amores (Back to the beach, 1987), filme em que a
dupla Frankie Avalon e Annette Funicello, agora com filhos
adolescentes, reencontra a turma da praia como nos filmes de 20
anos antes.
A jovem estrela Hayley Mills interpreta gêmeas separadas na
infância em O grande amor de nossas vidas (The parent
trap, 1961), história refilmada recentemente e rebatizada no
Brasil de Operação cupido. Brian Keith e Maureen O'Hara são
os pais divorciados que as meninas tentam reunir. Ele é dono de
outro popular conversível azul 1960. Em Who's that knocking at
my door? (1968), |
Martin Scorsese estréia como diretor e Harvey Keitel como ator
cinematográfico. É a história de jovens ítalo-americanos crescendo
em Nova York, em que um hardtop 1960 aparece até em ângulos
de detalhe.
Na comédia Flubber – uma invenção desmiolada (Flubber,
1999), Robin Williams faz um professor desmemoriado que
acidentalmente inventa uma borracha que voa — como o conversível
1963 vermelho com cobertura dos bancos traseiros do filme.
Weekend em Palm Springs (Palm Springs weekend, 1963)
mostra Robert Conrad levando o Sports Roadster 1963 do pai para
Palm Springs e se envolvendo numa perseguição que arranha o carro.
Ainda no elenco estão Troy Donahue e Stephanie Powers.
Em 007 contra Goldfinger (Goldfinger, 1964),
terceiro filme de James Bond, um conversível branco novinho vem
com acessórios que só um espião teria. No mesmo ano, Um amor de
vizinho (Good neighbor Sam,1964), com Jack
Lemmon e Romy Schneider, outro conversível do ano testa seus
limites nas ruas de São Francisco. Laura Dern e Nicolas Cage fogem
em um conversível negro 1965 no intenso Coração selvagem (Wild
at heart, 1990).
Um hardtop Landau 1966 é o carro do mordomo ladrão
interpretado por Dick Van Dyke em Fitzwilly (1967) ao lado
da futura agente 99 da TV, Barbara Feldon. Já em Harper, o
caçador de aventuras (Harper,1966), com Paul Newman e
Lauren Bacall, Janet Leigh fica ainda mais atraente no Thunderbird
conversível azul metálico daquele ano.
Matt Helm é um James Bond cômico em Matt Helm contra o mundo do
crime (Murderers' row, 1966). Com Dean Martin e
Ann-Margret, o filme tem um T-Bird hardtop Landau dourado
do ano com apetrechos de espionagem e lanterna inteiriça traseira,
que mostra palavras ditas num microfone dentro do carro.
Vidas sem rumo (The outsiders, 1983), de Francis
Ford Coppola, traz um elenco de futuras estrelas como Tom Cruise e
Patrick Swayze em conflitos juvenis. O conversível 1966 do filme é
meio acabado, mas aparece bem. How high (2001) apresenta
dois amigos — vividos pelos rappers Method Man e Redman —,
suas trapaças na faculdade e um Landau 1967 duas-portas preto, que
sofre um pouco nas mãos dos personagens.
Winning (1969), com Paul Newman, é a história de um piloto
da 500 Milhas de Indianápolis, que dirige um cupê Thunderbird
Landau 1969 quando não está correndo. O Ford volta à série 007 em
007 - Os diamantes são eternos (Diamonds are forever,
1971), em que o James Bond de Sean Connery é largado no deserto ao
redor de Las Vegas. Essa aparição é na forma de um cupê Landau do
ano.

Os registros
cinematográficos de fãs geralmente param nessa geração, mas Tom
Cruise ainda viveria um piloto da Nascar, onde vários modelos da
virada dos anos 1980 para 1990 correm. O filme é Dias de trovão
(Days of thunder, 1990). Por fim, mais um filme de James
Bond, 007 - Um novo dia para morrer (Die another day,
2002) mostra o atual modelo em boas mãos, as de Halle Berry
(acima). Mas é uma passagem-relâmpago de 11 segundos.
Na TV, o T-Bird mais famoso era o 1957 vermelho do detetive Dan
Tanna, que Robert Urich interpretava em Vegas no final dos
anos 1970. |