Já a suspensão e o câmbio eram os mesmos do Chimaera. A diferença estava a cargo dos freios, a disco ventilado nas quatro rodas, e das rodas de 16 pol com pneus 225/45 na frente e 245/45 atrás. Ainda insatisfeita com sua oferta, a TVR lançava no ano seguinte seu segundo e mais famoso propulsor, batizado de Speed Six, mais simples e acessível. Com seis cilindros em linha, 4,0 litros e comando duplo com 24 válvulas, fornecia 350 cv a 6.800 giros e torque de 45,6 m.kgf a 4.500 rpm — mais que no próprio V8, só que em regimes mais altos. A máxima era de 272 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.

O impressionante Speed 12, com motor V12 de 7,7 litros e 800 cv: o mais potente TVR acelerava de 0 a 100 em apenas 3,5 segundos, ajudado pelo peso contido, uma tonelada

A marca britânica havia descoberto o gosto por fabricar motores. Para 1998 desenvolvia uma enorme unidade de 7,7 litros e 12 cilindros em V. Essa verdadeira usina, gerada pela união de dois Speed Six, era capaz de gerar 800 cv a 7.250 rpm e torque de 89,8 m.kgf a 5.750 rpm, o bastante para uma máxima anunciada de 386 km/h. Em 2000 era lançado o Cerbera Speed 12, com a mesma mecânica, e em 2001 o Tuscan. No ano seguinte, perto de sua aposentadoria, o Cerbera recebia sua primeira reestilização. Por fora a única diferença estava nos faróis, com um conjunto duplo ao estilo do Tuscan.

O motor era um V8 de 4,5 litros, baseado no Speed Eight do Tuscan Challenge, com 420 cv a 6.750 rpm e torque de 52,5 m.kgf a 5.500 rpm. Resultava em velocidade máxima de 312 km/h e 0-100 km/h em parcos 3,9 segundos. Para domar toda essa potência o Cerbera recebeu freios de competição AP e suspensão mais firme. Mas se o interessado não estivesse contente com a oferta de potência, ainda havia uma versão mais quente, preparada pela Red Rose, que elevava a potência para 440 cv — 20 a mais que um Porsche 911 Turbo — e permitia máxima próxima aos 320 km/h.

Ficha técnica
_ Griffith 200
(1963)
M 2500
(1972)
Speed 12
(1998)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal,
8 em V
longitudinal,
6 em linha
longitudinal,
12 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 101,6 x 72,9 mm 74,7 x 95 mm ND
Cilindrada 4.727 cm3 2.498 cm3 7.730 cm3
Taxa de compressão ND 8,5:1 12,5:1
Potência máxima 200 cv brutos
a 4.400 rpm
106 cv líquidos
a 4.900 rpm
800 cv líquidos
a 7.250 rpm
Torque máximo ND 16,1 m.kgf a
3.000 rpm
89,8 m.kgf a
5.750 rpm
Alimentação carburador injeção multiponto
CÂMBIO
Marchas e tração 3, traseira 4, traseira 6, traseira
FREIOS
Dianteiros a disco a disco ventilado
Traseiros a tambor a disco ventilado
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira independente, braços sobrepostos
RODAS
Pneus dianteiros e traseiros 185-15 185-14 285/35 ZR 18 e
345/35 ZR 18
DIMENSÕES
Comprimento 3,50 m 3,93 m 4,30 m
Entreeixos 2,18 m 2,28 m 2,64 m
Peso 840 kg 795 kg 1.000 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima ND 191 km/h 386 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h ND 10 s 3,5 s
ND = não disponível

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