Com relação aos motores, os seis-em-linha 198 e Slant Six 225 continuavam em produção, para aqueles que desejavam um carro com aparência esportiva e razoavelmente econômico. Mas a grande preferência era para os V8 em cinco versões: 340, 383, 440, 440+6 (o chamado Six Pack, com três carburadores de corpo duplo Holley) e o venerado 426 Hemi com 425 cv. O 440+6 e o 426 faziam o quarto-de-milha (aceleração de 0 a 400 metros) em 13,7 e 13,4 s, na ordem, e atingiam velocidade máxima da ordem de 225 km/h. Estavam mais estáveis com a nova calibração da suspensão e pneus Goodyear F70-14.

O Cuda e o AAR de 1971 tinham quatro faróis, grade com seis vãos e tomada de ar no capô; esse foi o último ano para os motores de 383, 440 e 426 pol3

Em 1971 os mais potentes eram chamados de Cuda e Cuda AAR (All-American Racers), em homenagem às corridas. Havia mais modificações de estilo: quatro faróis circulares de mesmo diâmetro, grade dividida em seis vãos, maior entrada de ar sobre o capô, faixas laterais pretas que cobriam quase todo o pára-lama traseiro e novas lanternas. Mas, com a eliminação do chumbo tetraetila da gasolina americana, os fabricantes tinham de reduzir a taxa de compressão e isso afetava a potência. O mais potente Hemi passava a ter 350 cv.

Como aconteceu com todos os carros de alto desempenho nos EUA, aquele foi um período de declínio para o Barracuda. Em 1972 os motores 383, 440 e 426 Hemi não constavam mais do catálogo. A versão mais potente tinha o V8 340 com taxa mais baixa e 240 cv (agora pelo método líquido). Havia novas rodas de alumínio cromadas com fundo preto e as faixas decorativas estavam na parte mais alta da lateral — mais discrição e menos emoção para os amantes de grandes motores. Para piorar, os pára-choques cresciam por causa das novas normas de segurança e afetavam a beleza de linhas.

Menor potência, grandes pára-choques e o fim da produção em 1974, ano dos carros da foto: o Barracuda teve seu declínio na mesma época de outros americanos

Para a tristeza dos aficionados, alguns dos últimos heróis americanos das estradas saíam de cena. Para o Barracuda, 1974 foi o último ano. A história já é conhecida: a crise do petróleo de 1973, as normas de segurança e emissões poluentes, a pressão das seguradoras contra esses carros potentes e não muito seguros. Foram-se os musculosos, que hoje permanecem vivos no coração de seus admiradores.

Quase um retorno
O nome do lendário texano Carroll Shelby sempre esteve associado ao renomado Cobra e às versões especiais GT 350 e 500 do Mustang. Era fiel à Ford, mas nos anos 80 migrou para a Chrysler e foi trabalhar junto de um velho conhecido, um competente homem do setor automobilístico: Lee Iacocca. Shelby tinha sua assinatura no Dodge Shelby Charger, produzido entre 1983 e 1987. Nesta época o grupo concebeu um carro experimental recriando o Cuda. As duas unidades, vermelha e branca, agradaram aos que os dirigiram — mas não a Shelby, que não aprovava a idéia de um Plymouth tão esportivo quanto o Dodge Shelby Charger por ele preparado. Como a empresa não queria se indispor com Carroll naquela fase inicial de parceria, o projeto foi arquivado.
Ficha técnica
_ Barracuda
(1964)
Barracuda
Formula S (1968)
Barracuda 440
(1971)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal,
6 em linha
longitudinal,
8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 86,4 x 104,8 mm 107,9 x 85,8 mm 109,7 x 95,3 mm
Cilindrada 3.687 cm3 6.276 cm3 7.206 cm3
Taxa de compressão 8,4:1 10,5:1
Potência máxima bruta 147 cv a
4.000 rpm
300 cv a
4.200 rpm
390 cv a
4.700 rpm
Torque máximo bruto 29,7 m.kgf a
2.400 rpm
55,3 m.kgf a
2.400 rpm
67,8 m.kgf a
3.200 rpm
Alimentação carburador carburador de corpo quádruplo 3 carburadores de corpo duplo
CÂMBIO
Tipo e marchas manual / 3 manual / 4 automático / 3
Tração traseira
FREIOS
Dianteiros a tambor a disco ventilado
Traseiros a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira independente / eixo rígido
RODAS
Pneus 6,50-13 D70-14
DIMENSÕES
Comprimento 4,78 m 4,89 m 4,74 m
Entreeixos 2,69 m 2,74 m
Peso 1.305 kg 1.515 kg 1.600 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 165 km/h 220 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h ND
ND = não disponível

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