Em
1971 o construtor francês de carrocerias Henri Chapron
(baseado em Levallois, próxima a Paris), fez modelos especiais
com base no SM. Produziu apenas oito exemplares de um
belíssimo conversível que batizou como Mylord (ao lado). Era do mesmo
tamanho que o cupê original e a capota, quando recolhida,
ocupava quase todo o porta-malas.
O carro era cortado na empresa, tinha a estrutura reforçada e
ia para Javel para serem montados o motor, a suspensão e parte
elétrica. Depois voltava para Levallois para receber um
refinado acabamento. Na época quatro ficaram na França, dois
na Espanha e um foi para a Inglaterra. |
Quando
da visita da Rainha Elizabeth à França, em desfile na famosa
Avenida Champs-Elysées, em 1971, os franceses conheceram as
duas limusines presidenciais (ao lado), conversíveis
de quatro portas, feitas para servir ao governo francês.
Mediam 5,60 metros e pesavam 1.780 kg. As relações de marcha
foram modificadas para que ele pudesse desfilar muito devagar,
podendo ser acompanhado por homens a pé ou a cavalo. Ambos
ainda estão na ativa, mas raramente são usados. Estrearam com
o presidente Georges Pompidou e estão à disposição do atual
Jacques Chirac. |
No
Salão de Paris de 1972, Chapron apresentou este modelo Opéra de
quatro portas, baseado no conversível presidencial. Era 29
centímetros maior que o cupê e tinha muita classe. Custava o
dobro de um modelo normal! Houve intenção de produção em
série, com o que seu preço cairia, mas foram feitas apenas
oito unidades. Três ficaram na França, quatro foram para a
Espanha e uma para o Haiti. |
Já
Heuliez apresentou o cupê Espace (ao lado), com um duplo teto
retrátil que logo seria copiado por outros fabricantes. Atrás
havia persianas como em um Lamborghini Miura.
Um SM muito especial foi desenvolvido para a fábrica de pneus
Michelin. Era usado para o desenvolvimento de novos compostos
na pista de Ladoux, perto de Clermont-Ferrand. Recebia uma
preparação digna: o motor tinha 340 cv e o cupê atingia 285
km/h. O peso era reduzido a 1.260 kg. Está guardado no museu
da Citroën. |
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SM (1970) |
SM automático (1973) |
Posição e
cilindros |
longitudinal, 6 em V |
Comando e válvulas
por cilindro |
duplo no cabeçote, 2 |
Diâmetro e curso |
87 x 75 mm |
91,6 x 75 mm |
Cilindrada |
2.670 cm3 |
2.965 cm3 |
Taxa de compressão |
9:1 |
Potência máxima |
170 cv a 5.500 rpm |
188 cv a 6.250 rpm |
Torque máximo |
24,1
m.kgf a 4.000 rpm |
25
m.kgf a 4.000 rpm |
Alimentação |
3 carburadores de corpo duplo |
injeção |
Tipo, marchas e tração |
manual, 5,
dianteira |
automático, 3, dianteira |
Dianteiros
e traseiros |
a disco ventilado / a disco |
Dianteira e traseira |
independente |
Comprimento
e entreeixos |
4,89 m / 2,95 m |
Peso |
1.450 kg |
1.500 kg |
Velocidade
máxima |
225
km/h |
228
km/h |
Aceleração
de 0 a 100 km/h |
8,3 s |
ND |
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