Os bons tempos de volta: o novo Challenger segue as linhas do original e é fiel a ele nos potentes V8, embora seja moderno em mecânica, conforto e segurança

Até versões do passado, como SE e R/T, compõem o ar nostálgico do Challenger atual, que obtém 425 cv do motor mais potente de 6,1 litros

Na onda retrô   Foi com o Volkswagen New Beetle, apresentado como carro-conceito em 1994 e colocado no mercado após quatro anos, que a onda retrô ganhou força mundo afora. Talvez por conta da falta de criatividade em cadeia das marcas, trazer de volta à vida um modelo do passado, com mecânica atualizada e estilo saudosista, foi a forma encontrada de estimular vendas em determinados segmentos. No caso dos esportivos norte-americanos, somente o Mustang ficou na ativa por todo o tempo. Vendo que a onda era a favor, a Chrysler ressuscitou o nome mágico do Challenger a tempo de fazer bonito frente ao renovado Camaro e ao sempre presente Ford.

Após 35 anos de ostracismo, o Challenger ressurgia no início de 2008, desta vez sem heresias como projeto japonês ou motor de quatro cilindros. Era impossível não notar as semelhanças de estilo do novo carro com a versão original de 1970. Embora anabolizado nas formas, o conceito inicial estava presente: frente longa, faróis circulares recuados na dianteira junto à grade, desenho "garrafa de Coca-Cola" e a traseira com suas lanternas horizontais e o discreto aerofólio. Se a simplicidade era a tônica dos modelos iniciais, quem entrava no novo Challenger encontrava um habitáculo bem mais moderno e aconchegante: bancos com revestimento em couro, console elevado, quatro mostradores circulares em frente ao motorista, volante de quatro raios com controles diversos e até mesmo uma tela para navegador no centro do painel.

A plataforma do novo modelo era a conhecida LX, que já servia ao irmão Charger e ao Chrysler 300. Com tração traseira, tinha distância entre eixos de 2,94 m, comprimento de 5,02 m, largura de 1,92 m e altura de 1,44 m. A suspensão era independente nos dois eixos, com braços sobrepostos na frente e conceito multibraço atrás (saiba mais), e as enormes rodas de 20 pol calçavam pneus 245/45 à frente e 255/45 atrás. De início o carro foi oferecido apenas na versão SRT-8 e em três cores (preto, laranja e prata). O motor escolhido não poderia ser outro: o atual Hemi V8 de 6,1 litros com 431 cv e 58 m.kgf. O Challenger levava apenas 5 segundos para ir de 0 a 96 km/h.

O modelo chegou ao mercado com muita pompa e circunstância. O fabricante considerou o primeiro lote de 6.400 unidade como uma série especial, em que cada veículo recebeu uma plaqueta com a numeração de série. Já o Challenger número 1 foi vendido em um leilão por US$ 400 mil, 10 vezes o preço sugerido nas lojas. No ano seguinte a Chrysler criou duas novas opções: a de entrada SE e a R/T. A SE recebia um motor V6 de 3,5 litros capaz de entregar 253 cv com câmbio automático de quatro marchas. A R/T ficava com um Hemi V8 de 5,7 litros e 375 cv, caixa automática de cinco marchas ou manual de seis. O SRT-8 recebeu também como opção o câmbio manual.

Mas a vida nunca foi fácil para o Challenger. Hoje a Chrysler mal consegue se manter em pé em meio à crise que se abateu sobre a indústria norte-americana. O primeiro modelo saudosista do grupo, o Chrysler PT Cruiser, deve sair de linha em breve sem ganhar um sucessor direto. Esse será o triste fim do Challenger para o futuro próximo? Eis o desafio para o desafiador.

Ficha técnica
_ Challenger R/T
(1970)
Challenger Rallye
(1972)
Challenger SRT-8
(2009)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em V longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2 no bloco, 2
Diâmetro e curso 108 x 85,7 mm 102,6 x 84,1 mm 103 x 90,9 mm
Cilindrada 6.276 cm3 5.565 cm3 6.059 cm3
Taxa de compressão 9,5:1 8,5:1 10,3:1
Potência máxima 335 cv a 5.200 rpm 235 cv a 4.800 rpm 431 cv a 6.200 rpm
Torque máximo 58,7 m.kgf a 3.400 rpm 40,1 m.kgf a 3.600 rpm 58 m.kgf a 4.800 rpm
Método de medição bruto líquido
Alimentação carburador de corpo quádruplo injeção mult. sequencial
CÂMBIO
Tipo e marchas manual, 3 manual, 6
Tração traseira
FREIOS
Dianteiros a tambor a disco ventilado
Traseiros a tambor a disco ventilado
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos ind., braços sobrepostos
Traseira eixo rígido ind., multibraço
RODAS
Pneus F70-14 245/45 R 20 (d),
255/45 R 20 (t)
DIMENSÕES
Comprimento 4,86 m 5,02 m
Entreeixos 2,79 m 2,94 m
Peso ND 1.565 kg 1.890 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima ND 180 km/h ND
Aceleração de 0 a 100 km/h ND 5,0 s
ND = não disponível

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade