Saída à francesa   Para manter os custos de projetos baixos, o Edsel 1960 era na prática um Fairlane com desenho próprio — obra de Bud Kaufman —, mas com mecânica e entreeixos iguais aos do Ford. Produzido em sua maior parte em uma unidade da Ford em Kentucky, ele estava mais baixo e finalmente abolia os controversos traços da grade central, mas a solução também tinha um formato peculiar. A grade era dividida ao meio por um elemento cromado em forma de ampulheta, um desenho que até lembrava o da linha Pontiac 1959.

O Edsel 1960 era apenas uma "roupa" sobre o Ford Fairlane, sem a criticada
grade central, mas ainda com formas originais e que dividiam opiniões

No Edsel os faróis eram mais centralizados. As lanternas traseiras ovaladas, verticais e ressaltadas vinham acompanhadas das luzes de ré em igual formato e tamanho do lado de dentro. Embora longe de harmonioso, o estilo continuava a ter uma personalidade marcante. Só duas séries eram oferecidas. Uma era o Ranger, sedã e hardtop, ambos de duas ou quatro portas, além do conversível. A outra era a perua Villager de cinco portas, com seis ou nove lugares. O V8 292 de 185 cv era o carro-chefe, mas como opcionais o cliente dispunha do seis-cilindros de 145 cv e do V8 de 352 pol³ (5,8 litros), 300 cv e 41,5 m.kgf. Lançada em outubro de 1959, a linha acabou sendo cancelada já em novembro, após meros 2.846 exemplares.

As poucas concessionárias exclusivas que haviam sobrado podiam mudar sua bandeira para Lincoln/Mercury, mas o abalo dessa experiência deixou marcas profundas na administração da Ford. Não é demais lembrar que ela jamais criou outra divisão novamente, além das três que já existiam antes da Edsel. A piada em torno do carro não teve tempo de se esvair e ficou gravada no tempo como fato, o que carece de exatidão. Toda essa mistura ímpar de erros e azar explica como a marca assumiu, para a posteridade, a imagem de mais espetacular malogro já criado pela indústria automobilística mundial. Seu nome virou até gíria para identificar algum fracasso notório.

Apenas o sedã Ranger e a perua Villager permaneciam, com três motores, o maior deles um V8 de 5,8 litros e 300 cv

Somando-se os três anos-modelo, 110.847 automóveis foram produzidas pela divisão Edsel. Calcula-se que menos de 6.000 deles tenham sobrevivido, embora fãs de sua história sejam capazes de mapear ferros-velhos por todo o país onde haja pelo menos um exemplar abandonado. Por sua história sem igual, o Edsel é um carro altamente colecionável e, em bom estado, pode valer de 100 a 200 mil dólares, dependendo da raridade da série e da versão. Contudo, ele continua a não ser uma opção para todos os gostos.

O carro certo na hora errada? O carro errado na hora errada? O estilo era controverso, mas, por outro lado, algumas idéias introduzidas com o Edsel há 50 anos ainda são encontradas nos carros atuais, como freios auto-ajustáveis e câmbio automático bloqueado em Park até ser ligada a ignição. Mais que um carro, o Edsel representou uma série de lições de como não fazer e, especialmente, vender um carro. A divisão Saturn da GM aproveitaria várias delas para se estabelecer nos anos 90. Mais que os defeitos do automóvel e o momento ruim em que ele chegou ao mercado, é consenso que foi a exagerada expectativa em torno dele que selou seu destino.

Vida breve: um mês depois do lançamento da linha 1960 a produção do Edsel era abandonada, somando 110 mil unidades nos três anos-modelo
Ficha técnica
_ Citation sedã hardtop (1958) Corsair sedã (1960)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 106,7 x 94 mm 102,6 x 88,9 mm
Cilindrada 6.744 cm3 5.916 cm3
Taxa de compressão 10,5:1 10:1
Potência máxima bruta 345 cv a 4.600 rpm 303 cv a 4.600 rpm
Torque máximo bruto 65,6 m.kgf a 2.600 rpm 53,9 m.kgf a 2.900 rpm
Alimentação carburador de corpo quádruplo
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração manual, 3 ou automático, 2; traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus 8,50-14 8,00-14
DIMENSÕES
Comprimento 5,55 m 5,35 m
Entreeixos 3,15 m 3,04 m
Peso 1.920 kg 1.685 kg
DESEMPENHO
Não disponível

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