
Esboços livres dos Mareas sedã e
Weekend (acima) e propostas do estúdio I.DE.A, do centro de estilo e da
ItalDesign, de cima para baixo
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O
Brava italiano contou com quatro motores a gasolina: de 1,25 litro, com
potência de 82 cv e torque de 11,5 m.kgf; de 1,4 litro (uma antiga
unidade, substituída em 1999 pelo 1,25), 79 cv e 11,4 m.kgf; de 1,6
litro, 103 cv e 14,7 m.kgf; e de 1,75 litro, 113 cv e 15,7 m.kgf. À
exceção do 1,4, usavam quatro válvulas por cilindro. As versões a diesel
tinham turbocompressor e a mesma
cilindrada, 1,9 litro, mas com dois níveis de rendimento: um com 75 cv e
15 m.kgf, outro com 100 cv e 20,4 m.kgf.
Para o Bravo havia a versão esportiva HGT, com um cinco-cilindros em
linha de 2,0 litros, 20 válvulas, variador
do comando de admissão, 147 cv e 19,2 m.kgf. Os demais acabamentos
eram S, SX, HSX, ELX e HLX. Em 1996 ambos os modelos recebiam o título
de Carro do Ano, atribuído por jornalistas europeus. Leves alterações de
estilo e um aumento de potência do HGT, para 155 cv, vinham em 1999.
A meio
caminho
Ao contrário do Tempra,
que na Europa ocupou segmento inferior ao do médio-grande Croma durante
seus seis anos de produção, o Marea era destinado a uma missão mais
ousada: atender em parte aos clientes do maior sedã da Fiat italiana,
que foi descontinuado ao mesmo tempo em que chegava o novo carro, em
1996. Para que ele ficasse a meio caminho entre os chamados
médio-pequenos e os médio-grandes, a Fiat o fez maior que o Tempra em
comprimento (35 mm) e largura (46 mm), só que 15 mm mais baixo, de modo
a obter linhas mais sóbrias e tradicionais. Apenas o entreeixos foi
mantido em 2,54 m.
O desenho do Marea — nome que significa maré em italiano — era uma combinação da frente ousada dos hatches da
linha, com pequenas alterações (caso dos faróis baixos com refletor
elipsoidal), e uma traseira discreta e
de formas arredondadas. Detalhes interessantes eram os vincos na tampa
do porta-malas: visto por trás, o carro parecia "musculoso" nessa
região. A perua Weekend, por outro lado, mostrava-se moderna e muito
atraente com as colunas de lanternas ao lado do vidro. Para muitos, é
até hoje uma das mais belas em sua categoria. O sedã media 4,39 m de
ponta a ponta, e a perua, 4,49 m. O Cx do automóvel era 0,32.
Continua
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