Apesar do bom desempenho do motor de 115 cv, o RS era esportivo apenas na aparência: faltavam elementos diferenciais para se igualar ao XR3

Rodas, saias e aerofólio conferiam ar esportivo à versão, que tinha três portas, instrumentos com fundo branco e amortecedores mais firmes

Com o motor Zetec Rocam 1,6, nacional e mais barato, o Escort ganhou sobrevida ao lado do Focus e se despediu em 2003 após duas décadas

Colocado frente a frente ao Chevrolet Astra GLS pelo Best Cars em 1999, o Escort GLX hatch mostrou vantagens como desempenho superior, menor consumo, ótima autonomia pelo tanque de maior capacidade, fácil acesso ao banco traseiro (era o único a ter cinco portas) e o câmbio longo que resultava em menor rotação em viagem. Em estabilidade e nível de ruído, contudo, o concorrente o deixava para trás.

A versão de três portas voltava a ser oferecida para 1998 no acabamentos GL e em um inédito esportivo, o RS. É pena que não fizesse jus à sigla de modelos potentes da Ford europeia: era apenas um pacote visual com defletores laterais, aerofólio, rodas exclusivas, volante revestido em couro e painel de fundo branco, além de suspensão com amortecedores mais firmes. Todo o resto — motor, câmbio, freios, pneus — era idêntico ao das demais versões, mantendo as saudades do XR3.

Avaliado pelo Best Cars, o RS agradou por qualidades comuns aos demais Escorts: "Satisfaz plenamente aos que gostam de dirigir rápido. A suavidade de funcionamento e disposição para subir de giros do Zetec são cativantes. O câmbio permite trocas rápidas e precisas". O arranjo de marchas longas bem poderia ter sido abandonado na versão, em nome de maior agilidade, mas trazia a vantagem do "regime de giros bastante baixo em estradas, permitindo viajar com pouco consumo e ruído".

"O que deveria melhorar no RS é o comportamento dinâmico", observamos. "Ao acelerar forte ainda se percebe algum esterçamento por torque. Além disso, sai de frente de modo acentuado nas curvas rápidas (...). O contraponto é uma elogiável absorção de irregularidades". Em uma análise final, o site considerou que "o RS não tem tudo o que se espera de uma versão esportiva, mas não custa muito. Se o fã-clube do XR3 pode ter perdido sua idolatria pelo mais jovem dos Escorts, os que procuram um médio-pequeno rápido e agradável de dirigir têm nesta versão uma grande alternativa".

No modelo 1999 o GLX ganhava grade e moldura da placa traseira cromadas e controle elétrico dos vidros traseiros. A última novidade do Escort, em agosto de 2000, foi a opção do motor nacional Zetec Rocam de 1,6 litro e oito válvulas, com 95 cv e 14,2 m.kgf, para o GL cinco-portas e a perua — as únicas carrocerias então disponíveis, pois o sedã e o três-portas ficaram para trás. Era uma clara simplificação técnica para que o já veterano modelo pudesse se manter competitivo diante da chegada do Focus, além de evitar a importação do motor da Inglaterra.

O resultado foi bom, como atestado pelo Best Cars ao avaliar uma SW: "A resposta em baixa rotação chega a surpreender. Com o encurtamento da transmissão em relação aos 1,8-litro, o novo Escort revela agilidade muito satisfatória em todas as condições de tráfego, com boas retomadas e funcionamento isento de vibrações. E a perda de desempenho teve contrapartida no consumo". Mais tarde o Rocam foi oferecido também a álcool.

Depois de mais de dois anos de convívio com o sucessor, o Escort despedia-se do mercado em 2003. Foram 20 anos entre as duas gerações, período no qual ele fez grande número de adeptos. Nascido antes da Autolatina, foi o primeiro beneficiado pela associação, resistiu a sua dissolução e usou motores de três procedências — o CHT de origem Renault, o AP da Volkswagen e os Zetecs da própria Ford. Para muitos, mais que um acompanhante, foi um companheiro e tanto.

Ficha técnica
_ XR3 1,6 álcool
(1984)
XR3 1,8 álcool
(1990)
XR3 2,0 gasolina
(1993)
RS 1,8 gasolina
(1998)
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2 no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 77 x 83,5 mm 81 x 86,4 mm 82,5 x 92,8 mm 80,6 x 88 mm
Cilindrada 1.555 cm3 1.781 cm3 1.984 cm3 1.796 cm3
Taxa de compressão 12:1 10:1 9,8:1
Potência máxima 82,9 cv a 5.600 rpm 99 cv a 5.800 rpm 115,5 cv a 5.600 rpm 115 cv a 5.750 rpm
Torque máximo 12,8 m.kgf a
4.000 rpm
16 m.kgf a
3.200 rpm
17,6 m.kgf a
3.200 rpm
16,3 m.kgf a
4.500 rpm
Alimentação carburador de corpo duplo injeção multiponto inj. mult. sequencial
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração manual, 5, dianteira
FREIOS
Dianteiros a disco a disco ventilado
Traseiros a tambor a disco a tambor
Antitravamento (ABS) não
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson
Traseira independente, McPherson eixo de torção
RODAS
Pneus 185/60 R 14 185/65 R 14
DIMENSÕES
Comprimento 3,97 m 4,06 m 4,04 m 4,14 m
Entre-eixos 2,40 m 2,52 m
Peso 935 kg 990 kg 1.120 kg 1.195 kg
DESEMPENHO
Não disponível

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