

O nacional de 1961, em desenho
de publicidade que destacava sua valentia "na dura prova da serra", e
seu interior, com a novidade do marcador de combustível |
O Fusca
no Brasil
Já em 1950 ele
circulava por nossas ruas. Era a fase de expansão de mercados colocada
em prática por Heinz Nordhoff, mas não foi a VW que trouxe seu principal
produto para o Brasil. Quem teve a iniciativa foi a Companhia
Distribuidora Geral Brasmotor, hoje Multibrás, de São Paulo. A empresa
já montava automóveis da Chrysler fazia quatro anos, mas queria oferecer
um modelo compacto, o que ainda estava longe de existir no fabricante
americano. Mais tarde a Brasmotor fabricaria eletrodomésticos. A marca?
Uma certa Brastemp...
Como representante local da VW, a Brasmotor começou a estabelecer a rede
de concessionárias da companhia, o que facilitou a chegada oficial do
fabricante alemão ao país em 23 de março de 1953. Em suas instalações no
bairro do Ipiranga, em São Paulo, os primeiros Volks eram apenas
montados por aqui. E foi dessa forma curta de se pronunciar o nome da
empresa (em que o "V" tem som de "F" no alemão: folks) que se originou o
apelido Fusca, pelo qual o Sedan ficou conhecido no Brasil. Por três
meses, tanto a Brasmotor quanto a VW o montaram e venderam, até a primeira abandonar o negócio.
O incentivo para a implantação de uma filial brasileira da empresa veio
de Friedrich Wilhelm Schultz-Wenk, que, mesmo sem ter um dos principais
cargos na matriz, conseguiu persuadir Nordhoff a explorar o potencial de
nosso mercado na época, fazer da VW um dos pioneiros de nossa indústria
automobilística e ainda elegê-lo responsável pela unidade da empresa no
Brasil. O Grupo Monteiro Aranha, do Rio de Janeiro, investiu 20% do
montante do projeto e manteria essa participação no negócio até ser
formada a associação Autolatina entre a VW e a Ford, em 1987.
Com as iminentes limitações às importações previstas pelo Grupo
Executivo da Indústria Automobilística, o Geia, concretizadas em 16 de
junho de 1956, começou naquele mesmo ano a ser erguida a fábrica às
margens da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo, Grande São Paulo.
Continua
|