O motor V6 vinha com 208 cv ou com 240 cv na versão dotada de compressor Eaton M90, que levava o torque para 38,7 m.kgf. Boa novidade para toda a linha eram os quatro freios a disco. Uma versão especial denominada 300 GPX 335 foi construída em poucas unidades, com pneus 255/40 ZR 18 em belas rodas de alumínio. O motor bem preparado, com 300 cv e 46 m.kgf, permitia arrancadas de tirar o fôlego — de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. Apesar de ter tração dianteira, voltava a ser um "carro musculoso" por excelência. Ficava mais fácil dirigi-lo rápido com o controle de tração adotado um ano depois.

A atual geração do Grand Prix, que vem sempre com quatro portas, tem recursos como projeção de informações no pára-brisa

O retorno do V8   Em 2003 o Grand Prix passava a ser produzido em Oshawa, no estado de Ontário, no Canadá. No ano seguinte entrava na atual geração. Estava mais moderno, com linhas curvas e adequadas ao novo século. Notava-se o abandono do excesso de frisos, molduras e ornamentos que vinham saturando o estilo dos Pontiacs recentes. Produzido apenas com quatro portas (o cupê seria substituído pelo novo GTO, o Holden Monaro importado da Austrália), media 5,02 m de comprimento, 1,18 m de largura, 1,39 m de altura e 2,80 m entre eixos.

Grandes faróis iam até os pára-lamas e a nova grade tinha um desenho que combina com o conjunto. No interior, o Head Up Display (HUD) projetava no pára-brisa informações como velocidade, bússola, temperatura externa e alertas diversos. As versões GT e GTP tinham o tradicional V6 de 3,8 litros, com compressor e potência de 200 (GT) ou 250 cv (GTP). O câmbio automático permitia operação manual e havia opção de cortinas infláveis.

Depois de 17 anos de ausência, o V8 estava de volta na versão GXP, com 303 cv despejados aos pneus dianteiros, mais largos que os traseiros

Mas a maior novidade do novo milênio era o retorno do V8 no modelo 2005, em versão de 5,3 litros, 303 cv e 44,9 m.kgf — um dos carros de tração dianteira mais potentes do mundo. Primeiro Pontiac V8 americano em 17 anos, trazia desligamento automático de quatro dos cilindros e a peculiaridade de pneus dianteiros mais largos que os traseiros, um modo de melhorar a estabilidade nesse carro com peso concentrado à frente.

O Grand Prix foi o único Pontiac que sobreviveu dos tempos de ouro dos "carros musculosos". E continua sua bela carreira nos Estados Unidos.

Ficha técnica
_ Grand Prix Hardtop (1968) Grand Prix Hardtop (1983) Grand Prix Turbo
(1990)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal,
8 em V
transversal,
6 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 104,6 x 95,1 mm 95 x 88,4 mm 89 x 84 mm
Cilindrada 6.538 cm3 5.013 cm3 3.135 cm3
Taxa de compressão 10,5:1 8,4:1 ND
Potência máxima 350 cv a
5.000 rpm*
153 cv a
4.000 rpm
205 cv a
4.800 rpm
Torque máximo 61,5 m.kgf a
3.200 rpm*
31 m.kgf a
2.400 rpm
30,4 m.kgf a
3.200 rpm
Alimentação carburador de corpo duplo injeção multiponto, turbocompressor
CÂMBIO
Tipo e marchas manual, 3 automático, 3 manual, 5
Tração traseira dianteira
FREIOS
Dianteiros a tambor a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente
Traseira eixo rígido independente
RODAS
Pneus 8,55-14 195/75 R 14 245/50 ZR 16
DIMENSÕES
Comprimento 5,50 m 5,09 m 4,95 m
Entreeixos 3,07 m 2,75 m 2,73 m
Peso 1.870 kg 1.480 kg 1.210 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 190 km/h 180 km/h 205 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9 s 10,2 s 10 s
ND = não disponível; dados de desempenho aproximados

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