Já sob a tutela da Ford, a Jaguar fazia pequenas alterações de estilo no XJ-S, que adotava motores de 4,0 e 6,0 litros com até 313 cv

O pacote Insignia e a edição comemorativa de 60 anos da marca foram as últimas novidades do XJ-S, que saía de linha para dar lugar ao XK8

Discreta repaginação   De 1989 em diante, a Jaguar estava sob a tutela da Ford Motor Company. Isso poderia significar um novo ânimo aos projetos — o que realmente ocorreu em toda linha, como a garantia estendida para três anos nas peças — com a transferência de tecnologia, mas também o fim de uma era genuinamente inglesa, para desespero dos puristas. O fato é que o XJS (agora grafado sem hífen) recebia alterações discretas em 1991 apenas para ter um novo fôlego junto aos fiéis consumidores. Os para-choques estavam mais robustos e integrados ao estilo, mas as aletas laterais, prolongamentos das colunas, continuavam lá. Segundo o desenhista Geoff Lawson, essas eram características intrínsecas do modelo.
 
O seis-cilindros do cupê passava para 4,0 litros, desenvolvendo 237 cv e 39 m.kgf. No ano seguinte o conversível recebia esse propulsor e em 1993 o V12 crescia para 6,0 litros, por meio de curso de pistões mais longo, passando a produzir 313 cv e 47,3 m.kgf. Para esse motor a caixa continuava automática, mas agora era uma da General Motors com quatro marchas. Os freios também recebiam melhorias e as rodas de 16 pol usavam pneus 225/60. O modelo renovado chegava ao mercado norte-americano em 1993. Trazia inicialmente bolsa inflável para motorista (logo, também ao passageiro), novas rodas e rádio/toca-CDs, entre outros itens.

Aparecia também o pacote de personalização Insignia para o conversível. Itens de conveniência e segurança como bancos e volante com ajuste elétrico, disqueteira para vários CDs, controlador de velocidade, freios ABS e controle de tração faziam parte. Entre 1992 e 1994, unidades com motor de seis cilindros e câmbio manual de cinco marchas foram exportadas para os EUA. Em abril de 1994 o XJS ganhava uma versão comemorativa aos 60 anos da casa de Coventry. Já o V12 só equiparia o carro sob encomenda, sinal de um fim próximo.
 
Após 21 anos de produção e 71 mil unidades, o XJS dava adeus ao mercado em 1996. Os tempos eram outros e, sob a batuta da Ford, um novo modelo estava pronto para substituí-lo: o belo XK8, outra revolução na Jaguar que marcou época. Se não tinha a mesma elegância das linhas do E-type, o XJS soube carregar a coroa da exclusividade trazendo atributos como requinte, potência e refinamento.

Para ler
Jaguar XJ-S: The Complete Story - por Graham Robson, editora Crowood. O autor conta em 200 páginas a história do mais controverso Jaguar, um carro com a missão de substituir um mito e que, de quebra, chegou com seu V12 em meio a uma crise do petróleo. Ainda assim, o XJ-S figura na lista de clássicos da marca. Jaguar XJ-S: The Essential Buyer's Guide - por Peter Crespin e Roger Bywater, editora Veloce.  Em 64 páginas, é um guia de compra para quem deseja ter um XJ-S. Como é comum ver o modelo com graves problemas mecânicos, a obra traz uma lista de verificação com preciosas informações. Jaguar XJ-S - por Brian Long, editora Veloce. Long, que já tem no currículo vários livros sobre automóveis, traz uma obra com 192 páginas e cerca de 200 ilustrações sobre a história do XJ-S, inclusive o sucesso nas pistas. O próprio autor teve durante anos um XJ-S V12, com o que pode falar com propriedade sobre o modelo.
Ficha técnica
_ XJ-S 5,3 (1977) XJS 3,6 (1983) XJR-S 6,0 (1990) XJS 4,0 (1995)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal,
12 em V
longitudinal,
6 em linha
longitudinal,
12 em V
longitudinal,
6 em linha
Comando e válvulas por cilindro nos cabeçotes, 2 duplo no cab., 4 nos cabeçotes, 2 duplo no cab., 4
Diâmetro e curso 90 x 70 mm 91 x 92 mm 90 x 78,5 mm 91 x 102 mm
Cilindrada 5.343 cm3 3.590 cm3 5.993 cm3 3.980 cm3
Taxa de compressão 9:1 ND 11,2:1 10:1
Potência máxima 285 cv a 5.800 rpm 225 cv a 5.300 rpm 318 cv a 5.250 rpm 237 cv a 4.700 rpm
Torque máximo 40,7 m.kgf a
3.500 rpm
33,1 m.kgf a
4.000 rpm
50,1 m.kgf a
3.750 rpm
39 m.kgf a
4.000 rpm
Alimentação injeção eletrônica injeção multiponto
CÂMBIO
Tipo e marchas manual, 4 ou
automático, 3
manual, 5 ou
automático, 3
automático, 3 manual, 5 ou
automático, 4
Tração traseira
FREIOS
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira independente, braços sobrepostos
RODAS
Pneus dianteiros 205/70 R 15 225/50 R 16 225/60 R 16
Pneus traseiros 205/70 R 15 245/55 R 16 225/60 R 16
DIMENSÕES
Comprimento 4,87 m 4,74 m 4,82 m
Entre-eixos 2,59 m
Peso 1.680 kg 1.660 kg 1.800 kg 1.705 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 240 km/h 229 km/h 253 km/h 237 km/h
Aceleração de 0 a 96 km/h 6,9 s 7,4 s 6,5 s 7,6 s
ND = não disponível

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