Exclusivo para o Brasil   Se o motor 1,6 chegaria no ano seguinte ao Ka europeu, o modelo brasileiro teve para 2002 uma alteração que nunca se estendeu àquele mercado. A traseira, alvo de críticas e piadas, foi remodelada pela Ford local. Recebia lanternas maiores e verticais, novo pára-choque e placa de licença na terceira porta. Ainda há quem defenda a harmonia do desenho original com o do conjunto do carro, como o recorte do pára-choque que fluía para as lanternas, mas o fato é que para a maioria o Ka só ganhou beleza com a mudança.

Houve críticas, mas a maioria parece ter aprovado o estilo da traseira do Ka para 2002, elaborado no Brasil e nunca adotado no modelo europeu

A série especial Action, com acabamento básico e motor 1,6, era lançada no Salão de São Paulo de 2002 para aproveitar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis entre 1,0 e 2,0 litros. Dispensava as rodas de alumínio e as saias laterais do XR, além de cobrar à parte pela direção assistida, mas se mostrava boa opção a quem queria pagar o mínimo possível por um carro pequeno e rápido. No ano seguinte era incorporada à linha, à mesma época em que chegava a versão One, a mais barata da gama.

Pequenas novidades vinham na linha 2004: grade e pára-choque dianteiro renovados, console central com porta-copos e porta-objetos, outros tecidos nos bancos. Dois anos depois, no modelo 2006, vinha a versão MP3, com os motores de 1,0 e 1,6 litro. Além do rádio/toca-CDs com função MP3, recurso que dava nome à versão, trazia direção assistida, ar-condicionado, vidros e travas elétricos e rodas de 14 pol. E só existia na cor preta com detalhes (retrovisores, frisos, maçanetas, grade) em cinza metálico.

Grade e pára-choque dianteiro mudavam no modelo 2004, que já trazia a versão Action, com o motor da XR e acabamento mais simples

Agora em março o Ka chega aos 10 anos sem mudanças substanciais de estilo, um feito raro na indústria que o coloca em um clube de carros de grande longevidade. Seu destino, porém, não é promissor: a Ford tem em projeto avançado seu sucessor, com base nas mesmas plataforma e mecânica, mas dotado de cinco lugares, maior espaço de bagagem e talvez a opção de cinco portas. A receita que fez do Ka um modelo de tanta identidade está chegando ao fim, mas ele ficará na história como o carrinho diferente que, de motivo de piadas, se transformou em um sucesso.

Ficha técnica
_ CLX 1,3 (1997) GL Image 1,0 (2000) XR 1,6 (2001)
MOTOR
Posição e cilindros transversal,
4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2 no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 74 x 75,5 mm 68,7 x 67,4 mm 82,1 x 75,5 mm
Cilindrada 1.299 cm3 999 cm3 1.598 cm3
Taxa de compressão ND 9,8:1 9,5:1
Potência máxima 60,2cv a
5.000 rpm
65 cv a
6.000 rpm
95 cv a
5.500 rpm
Torque máximo 10,4 m.kgf a
3.500 rpm
8,9 m.kgf a
3.250 rpm
14,2 m.kgf a
3.000 rpm
Alimentação injeção multiponto seqüencial
CÂMBIO
Marchas e tração 5, dianteira
FREIOS
Dianteiros a disco a disco ventilado
Traseiros a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson
Traseira eixo de torção
RODAS
Pneus 165/70 R 13 185/60 R 14
DIMENSÕES
Comprimento e entreeixos 3,62 m / 2,44 m
Peso 919 kg 911 kg 930 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 145 km/h 157 km/h 186 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 16 s 15,4 s 10,8 s
Dados do fabricante

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