Exclusivo para o Brasil Se o motor 1,6 chegaria no ano seguinte ao Ka europeu, o modelo brasileiro teve para 2002 uma alteração que nunca se estendeu àquele mercado. A traseira, alvo de críticas e piadas, foi remodelada pela Ford local. Recebia lanternas maiores e verticais, novo pára-choque e placa de licença na terceira porta. Ainda há quem defenda a harmonia do desenho original com o do conjunto do carro, como o recorte do pára-choque que fluía para as lanternas, mas o fato é que para a maioria o Ka só ganhou beleza com a mudança. |
![]() |
Houve críticas, mas a maioria parece ter aprovado o estilo da traseira do Ka para 2002, elaborado no Brasil e nunca adotado no modelo europeu |
A
série especial Action, com acabamento básico e motor 1,6, era lançada no
Salão de São Paulo de 2002 para aproveitar a redução do Imposto sobre
Produtos Industrializados (IPI) para automóveis entre 1,0 e 2,0 litros.
Dispensava as rodas de alumínio e as saias laterais do XR, além de
cobrar à parte pela direção assistida, mas se mostrava boa opção a quem
queria pagar o mínimo possível por um carro pequeno e rápido. No ano
seguinte era incorporada à linha, à mesma época em que chegava a versão
One, a mais barata da gama. |
Grade e pára-choque dianteiro mudavam no modelo 2004, que já trazia a versão Action, com o motor da XR e acabamento mais simples |
![]() |
Agora em março o Ka chega aos 10 anos sem mudanças substanciais de estilo, um feito raro na indústria que o coloca em um clube de carros de grande longevidade. Seu destino, porém, não é promissor: a Ford tem em projeto avançado seu sucessor, com base nas mesmas plataforma e mecânica, mas dotado de cinco lugares, maior espaço de bagagem e talvez a opção de cinco portas. A receita que fez do Ka um modelo de tanta identidade está chegando ao fim, mas ele ficará na história como o carrinho diferente que, de motivo de piadas, se transformou em um sucesso. |
|
Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |