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Segurança e facilidade de uso pelas mulheres também eram destacadas na propaganda da LaSalle, enquanto outro anúncio apela ao fascínio que sua beleza exerceria sobre elas

Cupê de cinco lugares, Sport Phaeton e Limousine Landaulet de 1929

O Phaeton e o sedã Town Car de 1930, ambos de carroceria Fleetwood

O motor — V8, dentro da tradição Cadillac — era um novo projeto, mas que chegaria a esta marca já em 1928 em versão de maior cilindrada. No LaSalle os oito cilindros em "V" a 90 graus deslocavam 303 pol³ (5,0 litros), mediante diâmetro de cilindros de 79,4 mm e enorme curso de pistão de 125,5 mm, e forneciam a potência bruta (padrão neste artigo) de 75 cv.

Era o bastante para alcançar velocidade máxima de 115 km/h, ou pouco mais nas versões com perfil mais aerodinâmico — ótimo desempenho para seu tempo, pois o carro era mais leve que os da divisão superior. O câmbio era manual de três marchas, com alavanca no assoalho, e a suspensão usava eixos rígidos. No campo de provas da GM em Milford, os pilotos Willard Rader e Gus Bell obtiveram média de 153,2 km/h com um LaSalle de motor levemente preparado ao rodar 1.532 quilômetros, com nove paradas só para abastecer e trocar pneus.

A linha 1928 trazia mudanças sutis, como 28 pequenas saídas de ar nos capôs em vez de 12 maiores e potência aumentada para 80 cv. No ano seguinte, diante do êxito dos modelos de entreeixos longo, toda a linha — salvo o roadster e os Phaetons — passava a usar o de 3,30 m. O motor crescia para 328 pol³ (5,4 litros) e 86 cv, a caixa de câmbio vinha toda sincronizada (inovação lançada um ano antes pela Cadillac) e os freios evoluíam, embora ainda com comando a cabo. Os pneus tinham a medida 6,50-19.

E veio a Depressão   O LaSalle 1930 continuava a aumentar em comprimento, largura e entreeixos — 3,40 m em toda a linha, sem opção de chassi curto mesmo nos conversíveis. Além das rodas de madeira de 19 pol, podia vir com aros de metal e pneus 7,00-18. O radiador mais alto parecia anunciar o novo crescimento de cilindrada, agora para 340 pol³ (5,6 litros). E não pararia por ali: um ano mais tarde chegaria a 353 pol³ (5,8 litros) e 95 cv, como no Cadillac desde 1929. Os modelos das duas marcas eram agora praticamente iguais em desenho, com diferenças apenas no acabamento — e no preço, cerca de 500 dólares mais baixo no LaSalle.

Apesar da vantagem financeira, a marca mais acessível vendeu apenas metade do volume da mais cara. O fato é que a Depressão iniciada pela quebra da bolsa de valores de Nova York na "quinta-feira negra", 29 de outubro de 1929, derrubou as vendas de carros de luxo. De 22.691 unidades no ano desse acontecimento, o mercado para a LaSalle cairia para apenas 3.290 exemplares em 1932.

A crise levava muitos compradores de Cadillac a migrar para a nova divisão de automóveis mais baratos e... menos lucrativos para o fabricante. O sistema de marcas associadas já não parecia promissor, o que levou ao fim da Viking e da Marquette entre 1930 e 1931 (a Pontiac, por sua vez, assumia o espaço da Oakland). Continua

Nas telas
Killer Dill Um LaSalle 1932 pode ser visto em Killer Dill, comédia americana de 1947. De 1936 é o Touring Sedan que aparece em A Noiva do Monstro (Bride of the Monster, 1956), filme de suspense e terror também dos EUA.
O Poderoso Chefão (The Godfather) conta a saga da família de mafiosos Corleone. No primeiro da série, de 1972, vê-se esta ambulância LaSalle 1937. A versão era feita por empresas independentes sobre o chassi original.
A Espiã Um carro da série 50, do ano-modelo seguinte, aparece em A Espiã (Zwartboek), drama de 2006 feito por alemães, belgas e holandeses.
O Último dos Valentões Os LaSalles de 1939 são os mais comuns no cinema. Um sedã com portas traseiras "suicidas" pode ser visto em O Último dos Valentões (Farewell, My Lovely, 1975), suspense americano.
Os Donos da Noite Também de 1939 é o cupê de Os Donos da Noite (Harlem Nights, 1989), comédia com Eddie Murphy. Do mesmo ano é o modelo de 007 Contra o Satânico Dr. No (Dr. No, 1962), que deu início à série do agente secreto James Bond.
007 Contra o Satânico Dr. No Trata-se de um veículo combinado, que atuava como ambulância e carro fúnebre em cidades onde não havia veículos específicos para o transporte de pacientes. O filme tem Sean Connery no papel principal.
Dick Tracy Enfrenta Gruesome Ainda de 1939 é a ambulância de Dick Tracy Enfrenta Gruesome (Dick Tracy Meets Gruesome, 1947), com o irreverente detetive Dick Tracy, personagem dos quadrinhos criado por Chester Gould.
As Aventuras de Tintim E, por falar em quadrinhos, um LaSalle 1934 participa do oitavo episódio da série de TV As Aventuras de Tintim (The Adventures of Tintin, 1991), um jovem repórter sempre acompanhado de seu cãozinho.

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