Também renomados são os carros da holandesa Donkervoort, caso do D8 270 RS, edição especial com motor Audi de 270 cv lançada em 2007

O S7 de 1978, que deu início à trajetória da Donkervoort, e o curioso D8 GT (embaixo), com seus faróis embutidos e portas de abertura vertical

Duas interpretações nacionais: o Motiva 416R com motor Ford, projeto de Eduardo Polati, e o Dynamic 7 (embaixo) com mecânica Chevrolet

O D8, até hoje em produção, foi oferecido nas versões Ford Zetec de 140 e 160 cv, havendo também as com motores Cosworth entre 220 e 280 cv, feitas até 1998 — quando os motores Ford foram substituídos pelos da Audi com 150 a 270 cv. Para o mais potente existiu a versão especial 270 RS, para comemorar um recorde para sua categoria em Nordschleife, o anel norte do circuito alemão de Nürburgring. As últimas versões do Donkervoort têm chassi mais largo, que atende a uma demanda por maior espaço frequente entre os atuais compradores de Seven.

A revista European Car testou em 2009 um Donkervoort CSR com motor Audi 1,8 turbo de 210 cv e definiu o CSR como "uma cara banheira, mas um tremendo carro e o melhor uso para o motor 1.8T em que poderíamos pensar". A revista dizia que a "aceleração é eletrificante. Longo curso de acelerador e diferencial autobloqueante evitam queimadas de pneus acidentais e transformam essa arma de pista em um guerreiro de estradas usável em fins de semana. Mas pise no acelerador fundo o bastante e os pneus traseiros vão pular antes de conseguir aderência. O pequeno volante de corrida Momo parece conectado às rodas e sua resposta em curva é telepática".

A D8 GT, embora com carroceria toda nova, com teto fixo, portas de abertura vertical e faróis embutidos, ainda guarda certa inspiração no Seven. Sua máxima na versão mais potente é de 245 km/h. Entre outros países da Europa continental a terem versões do carro estão a Suécia, com o Dosjebro Racing e o Wiba (este com extenso uso de fibra de carbono); a Espanha, com o MG Emporda Garbi e o Hispano-Aleman Mallorca (com motor Seat); e a Grécia, com o TSV.

No Brasil, talvez o primeiro "sevenesque" tenha sido o V-Raptor, criado pelo engenheiro Eduardo Sala Polati e um grupo de alunos da FEI (Fundação Educacional Inaciana). Polati pensava em criar uma versão remodelada do Seven e, sem a infraestrutura necessária, resolveu patrocinar um projeto de formatura de três alunos de Mecânica Automobilística da FEI, Alexandre Rizzardo, André Sperl e Marcelo Federici. O carro foi projetado em quatro meses e o protótipo ficou pronto em outros oito.

Com motor V6 biturbo de Audi com 300 cv, atinge 260 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. Foi feito apenas para pista, mas há intenção de fazer uma versão para rua. Outro Seven de Polati, o Motiva 416R, usa motor Ford Zetec Rocam 1,6 com 140 cv. Já o primeiro clone nacional para rua do Seven foi o Guará, de 2005, com motor VW AP 1,6 e tração traseira. No ano seguinte apareceu o Brandemburg H8, construído em Pinhais, PR, com projeto de Roberto Heckmann e Arnaldo Wrublevski.

O Dynamic 7, revelado em 2009, foi o resultado do projeto de Vagner Esmanhoto. Com motor Chevrolet 1,6 preparado para 150 cv, faz de 0 a 100 km/h em 6 segundos. Também apresentado no mesmo ano, o Starling Seven, de Belo Horizonte, MG, tem motor Ford Duratec 2,0 de 147 cv ou VW 2,0 com 160 cv e acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 6 segundos. Ainda nesse ano, alunos da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) de São Paulo, SP apresentaram um protótipo de outra réplica.

Lançado há mais de meio século, o Lotus Seven permanece vivo nos quatro cantos do mundo por meio de numerosas cópias e interpretações. Foi mesmo um campeão da clonagem.

Ficha técnica
_ Lotus Seven
(1958)
Lotus Super Seven
(1959)
Caterham Seven
Superlight R500
(2008)
Westfield Seight
(2010)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 4 em linha longit., 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2 no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4 no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 63,5 x 92,8 mm 72,4 x 66,6 mm 87,5 x 83,1 mm 94 x 71 mm
Cilindrada 1.172 cm3 1.098 cm3 1.999 cm3 3.950 cm3
Taxa de compressão 8,5:1 9,8:1 ND
Potência máxima 40 cv a 4.500 rpm 75 cv a 6.250 rpm 263 cv a 8.500 rpm 200 cv a 4.750 rpm
Torque máximo ND 24,5 m.kgf a
7.200 rpm
32,5 m.kgf a
2.600 rpm
Alimentação 2 carburadores injeção sequencial
CÂMBIO
Tipo e marchas manual, 3 manual, 4 manual, 6 manual, 5
Tração traseira
FREIOS
Dianteiros a tambor a disco ventilado
Traseiros a tambor a disco
Antitravamento (ABS) não
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira eixo rígido eixo De Dion independente, braços sobrepostos
RODAS
Pneus 5,20-15 diant. 4,50-15,
tras. 5,00-15
ND 205/50 R 15
DIMENSÕES
Comprimento 3,12 m 3,10 m 3,66 m
Entre-eixos 2,22 m
Peso 330 kg 378 kg 506 kg ND
DESEMPENHO
Velocidade máxima ND 160 km/h 240 km/h 222 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h ND 2,9 s 4,3 s
ND = não disponível

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