Novo capô no GT, que podia vir com motor 2,3, e versão LDO (carro branco) eram novidades da linha 1977; dois anos depois a produção era encerrada

Após a aposentadoria nos EUA, em 1977, a Ford apresentava a segunda fase do Maverick brasileiro: suspensões, freios, grade, bancos e lanternas traseiras eram modificados. Pneus radiais, caixa automática e ar-condicionado passaram a ser oferecidos com qualquer acabamento e motor. O padrão LDO passava a ser disponível aqui, traduzido como Luxuosa Decoração Opcional. Trazia os mesmos detalhes do americano, como painel imitando madeira e revestimento mais caprichado. O GT recebia o capô do Grabber americano de 1971, com duas entradas de ar falsas e sem as travas externas, e podia vir com o motor de quatro cilindros, para desespero dos "veoiteiros". A Ford não foi a única a combinar acabamento esportivo e motor menor, pois a GM teve à mesma época o Opala SS4 de 2,5 litros.

Para 1978 a empresa apresentou o Corcel II, o que representou o canto do cisne para o Maverick. Mais leve e disponível pouco depois com motor de 1,6 litro e câmbio de cinco marchas, não demorou a cair no gosto do público. O Maverick, cujas pretensões brasileiras eram a de se tornar um produto intermediário entre o Corcel e o Galaxie, foi superado. A Ford ainda estudou uma ampla remodelação, com frente e traseira inspiradas nas do novo Corcel, o que nunca se concretizou. Em seu lugar lançaria em 1981 o Del Rey.

A produção do Maverick foi encerrada em abril de 1979 com um total de 108.106 unidades (10.573 do GT, 85.654 dos demais cupês e 11.879 do quatro-portas). Desde então a Ford nunca mais teve um esportivo de motor V8 no mercado brasileiro — e nada leva a crer que voltará a fazê-lo tão cedo. Encerrava-se uma carreira de menos de seis anos e para muitos, em especial os apreciadores da versão 302 V8 GT, restou uma grande saudade: hoje eles são disputados a peso de ouro no mercado de carros antigos.

Ficha técnica
_ Super Luxo 3,0
(1973)
GT V8 4,95
(1975)
LDO 2,3 sedã aut.
(1978)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 6 em linha longitudinal, 8 em V longitudinal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2 no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 79,4 x 101,6 mm 101,6 x 76,2 mm 96 x 79,4 mm
Cilindrada 3.016 cm3 4.949 cm3 2.300 cm3
Taxa de compressão 7,7:1 7,5:1 7,8:1
Potência máxima bruta 112 cv a 4.400 rpm 197 cv a 4.600 rpm 99 cv a 5.400 rpm
Torque máximo bruto 22,6 m.kgf a 2.000 rpm 39,5 m.kgf a 2.400 rpm 16,9 m.kgf a 3.200 rpm
Alimentação carb. de corpo simples carburador de corpo duplo
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração manual, 4 (opcional no 3,0), traseira automático, 3, traseira
FREIOS
Dianteiros a tambor a disco ventilado
Traseiros a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus 6,45-14 D 70 S 14
DIMENSÕES
Comprimento 4,58 m 4,73 m
Entreeixos 2,61 m 2,79 m
Peso 1.324 kg 1.394 kg 1.254 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 150 km/h 180 km/h 150 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 20 s 11 s 18 s
Dados de desempenho aproximados

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