Com 24 válvulas e coletor variável, o motor de 3,0 litros passou a 204 cv e deixou o Senator mais competitivo, mas as bolsas infláveis já faziam falta

A requintada versão Business Class de 1992, que trazia telefone e novo sistema de áudio, foi uma das últimas novidades ao lado do motor 2,6

Embora definido pela imprensa como "redondo e tranquilizador", faltou prestígio a esse grande Opel para concorrer com marcas tradicionais

A revista inglesa Car colocou o Vauxhall Senator 24V frente a frente com o Mercedes 300E-24 em 1990. Os comentários incluíram boa estabilidade, posição de dirigir correta (mas com volante de diâmetro exagerado), caixa automática que escolhia a marcha certa "quase todo o tempo" e maior espaço no banco traseiro que no concorrente. O mostrador de computador de bordo lembrava, nas palavras da publicação, uma calculadora barata. Em desempenho o Mercedes foi superior, graças à potência de 231 cv (27 cv a mais), mas a revista destacou que "na prática a diferença parece sutil, pois o motor da GM é forte em regimes médios, onde o desempenho conta realmente, e prova disso é a retomada de velocidade, que supera a do Benz".

"O que quer que os números digam, estes são sedãs rápidos. E são também muito suaves. A maior parte do tempo você tem dificuldade para ouvir o esforço dos motores", observava A conclusão foi de que "o Mercedes é o carro" caso se pudesse pagar o preço adicional. Ao escolher o Senator, o comprador levaria "um dos carros executivos mais subestimados que existem. Ele pode ter pequenas falhas, mas é um dos grandes sedãs mais 'redondos'. É espaçoso, tranquilizador, e quando provocado faz-se de esportivo com agradável convicção. Contudo, ele ainda não vai ameaçar a Mercedes, como suas vendas provam."

Os últimos anos reservaram poucas mudanças. Em 1990 vinham lanternas traseiras escuras, defletor no porta-malas, comando hidráulico de embreagem e controle eletrônico da caixa automática. O motor 2,5 crescia para 2,6 e ganhava coletor variável um ano depois, ficando com 150 cv e 22 m.kgf. Em 1992 aparecia a versão Business Class, com o motor de 24 válvulas, telefone veicular, novo sistema de áudio e telas contra sol no vidro traseiro com comando elétrico. O 2,6 e o 3,0 de 12 válvulas saíam de produção meses depois, restando só o CD 3,0 24V para concluir a produção do modelo em agosto de 1993.

A segunda geração teve cerca de 70 mil unidades fabricadas em seis anos, contra quase 130 mil da primeira em quase 10 anos. A trajetória de qualquer uma delas, apesar de seus atributos, pode ser considerada fracassada na tentativa de competir com Mercedes e BMW. As razões passam pela falta de prestígio da marca no segmento de luxo, pelo uso de motores já superados (exceção ao de 24 válvulas) e de alto consumo e pela ausência, até o fim da produção, de oferta de bolsas infláveis — item de segurança que alguns concorrentes tinham já na década de 1980.

Da mesma forma que o primeiro Senator sucedeu a três modelos, quando o segundo se retirou do mercado a Opel substituiu Senator e Omega por um só automóvel: a segunda geração deste último, lançada em 1994. Quando esse Omega chegasse ao fim, em 2003, a marca se despediria em definitivo dos grandes de tração traseira. Uma longa tradição entraria para a história.

Em escala
Assim como nos filmes, é indicado mirar na produção alemã para encontrar miniaturas de Senator — só da primeira geração.

A Minichamps, famosa pela grande qualidade em pequenos modelos, oferece o sedã de 1978 em verde claro, azul metálico ou prata na escala 1:43.

Há também uma versão táxi em branco. Os detalhes externos e internos surpreendem para o tamanho dos carros.
Outra alemã, a Herpa, faz o Senator inicial em bege e na escala 1:87, mas o acabamento deixa bastante a desejar e nenhuma das portas se abre.
As opções da Schuco são o sedã em verde ou amarelo, também em 1:43. A versão reproduzida é da primeira série, anterior às mudanças de estilo de 1983.
Ficha técnica
_ Senator 3,0 (1978) Senator 3,0 (1988) Senator 24V (1990)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 6 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 95 x 69,8 mm
Cilindrada 2.969 cm3
Taxa de compressão 9,4:1 10,1:1
Potência máxima 180 cv a 5.800 rpm 177 cv a 5.600 rpm 204 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 25,4 m.kgf a 4.200 rpm 24,5 m.kgf a 4.400 rpm 27,5 m.kgf a 3.600 rpm
Alimentação injeção multiponto
CÂMBIO
Tipo e marchas automático, 3 automático, 4
Tração traseira
FREIOS
Dianteiros a disco a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson
Traseira independente, braço semiarrastado
RODAS
Pneus 195/70 R 14 205/65 R 15
DIMENSÕES
Comprimento 4,84 m 4,84 m
Entre-eixos 2,68 m 2,73 m
Peso 1.370 kg 1.530 kg 1.570 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 205 km/h 212 km/h 224 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,2 s 9,3 s 9,1 s

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