Ao lado e abaixo, o Super Eight 160 de 1940, com motor de 5,8 litros e 160 cv e opção de ar-condicionado: "o novo mestre das autoestradas da América", segundo a publicidade

O conversível Victoria desenhado por Darrin, destaque da linha 1940

Um sedã 160 de 1942, último ano antes da interrupção pela guerra

Tecnicamente, o destaque ficava por conta do novo Super Eight, agora com 5,8 litros de cilindrada e 160 cv. Desde o One Twenty, o fabricante oferecia caixa overdrive como opcional e o Super Eight, também chamado de 160, já podia receber ar-condicionado por 275 dólares a mais. Seu equivalente para encarroçadores era o Custom Super Eight ou 180. Em 1941, seguindo tendência do desenho da época, os faróis passaram a ser embutidos nos pára-lamas. O One Twenty ganhava carburadores Carter, e o Super Eight, janelas com acionamento hidráulico.

Em abril daquele ano a Packard já apresentava o Clipper com um estilo moderno, de grade mais estreita e pára-lamas quase embutidos nas laterais. O estilo do carro surpreendeu de tal maneira que, embora ele também usasse o oito-cilindros da marca, foi e ainda é historicamente reconhecido como um modelo à parte. Confusa como era a organização da linha Packard, não é de se surpreender que parte da linha 1942 ainda mantivesse o estilo antigo — como as limusines, os conversíveis e a maioria dos personalizados — mesclado ao das demais versões já dentro do estilo do Clipper.

Nesse ano derradeiro da produção da indústria americana, que entraria em recesso na produção de carros de passeio por conta da guerra, o Eight produzia 125 cv e o Super Eight 165 cv. O último Packard do entre-guerras foi concluído em 7 de fevereiro. Durante o conflito, a empresa forneceu motores V12 e até alguns sedãs e limusines para uso das forças armadas americanas. Terminado o confronto, os nomes Eight e Super Eight teriam sobrevida até 1950 como versões do Clipper, modelo cuja história peculiar merece ser contada à parte, até porque encerrou a fase de ouro desse aclamado fabricante.

Com a guerra foi-se uma era de exorbitância técnica e estética, em Detroit, que nem os anos a Depressão foram capaz de esvaecer. Foram-se os motores V16, os V12 logo virariam história, assim como as personalizações entendidas como símbolo de status. A seleção natural do mercado já havia feito uma triagem de marcas nos anos 30, a que a Packard não só sobreviveu como se superou. A escassez de aço no fim dos anos 40, porém, atingiu em cheio o fabricante. O primeiro Packard projetado no pós-guerra só ficou pronto para 1951, três anos na retaguarda das três grandes de Detroit, que já haviam demorado mais que o esperado.

Com a imagem desgastada e vendas enfraquecidas, veio a associação com a Studebaker em 1954. Logo os Packards se tornariam meras versões dos Stude. A extinção da marca se deu em 1958. Enquanto tudo caminhou bem, o Eight e seus derivados foram o mais constante símbolo dos dias de glória da Packard. Como dizia o famoso slogan, bastava perguntar a um homem que tivesse um para saber: os cuidados dos irmãos Packard resultaram em carros primorosos na engenharia e elegância. Fosse questão de tudo ou nada, 8 ou 80, o Packard Eight alcançou 10 vezes o prestígio previsto. Ou seja, nada menos que tudo que ele merecia.

Ficha técnica
_ Eight Touring Sedan
(1932)
Super Eight 180
Business Sedan (1937)
Super Eight 180 Conv.
Victoria Darrin (1940)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em linha
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 81 x 127 mm 82,5 x 108 mm 88,9 x 117,6 mm
Cilindrada 5.243 cm3 4.621 cm3 5.833 cm3
Taxa de compressão 6:1 6,5:1 6,45:1
Potência máxima 110 cv a 3.200 rpm 135 cv a 3.200 rpm 160 cv a 3.500 rpm
Torque máximo ND
Alimentação 2 carburadores
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração manual, 3, traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a tambor
SUSPENSÃO
Dianteira independente
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus 7,00-17 7,50-16 7,00-16
DIMENSÕES
Comprimento ND
Entreeixos 3,46 m 3,40 m 3,50 m
Peso 1.975 kg 2.160 kg 1.875 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima ND
Aceleração de 0 a 100 km/h ND
ND = não disponível

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