A quarta geração, de 2002, mantinha a opção entre Espace e Grand Espace, esta com maior comprimento para ampliar o espaço de bagagem

Linhas modernas e interior refinado, com painel central, associavam-se a requintes técnicos: controle de estabilidade e motores de até 245 cv

Em 2006, sutis mudanças de estilo para manter a Espace atualizada

Mas a Espace continuava a se renovar e vendia muito bem: era líder no segmento. Em 1998 vinha uma nova versão alongada em 27 centímetros, a Grand Espace, para atender a uma reivindicação do mercado. Tanto esta quanto a outra podiam contar com duplo teto solar, ar-condicionado dianteiro e traseiro e bolsas infláveis.

Um novo motor passava a equipar a linha. De quatro cilindros e 1.998 cm³, tinha duplo comando e quatro válvulas por cilindro para render 140 cv e 19,2 m.kgf. Com máxima de 188 km/h e 0-100 em 11,5 s, tinha como opcional caixa automática e usava modernos pneus 225/55-17. Devidos aos novos equipamentos e tecnologias, todos os modelos da linha estavam mais pesados. Na Grand Espace, que media 4,79 m de comprimento, os modelos de quatro cilindros estavam com 1.660 kg e o V6 com 1.755 kg. Para 1999 o V6 passava a contar com 24 válvulas e a potência subia para 194 cv, com torque de 27,2 m.kgf.

Plástico por aço   Em 2002 a Espace estava toda remodelada. Sua quarta geração era produzida toda em chapas de aço estampado, na unidade de Sandouville, cidade litorânea às margens do Canal da Mancha no norte da França. Usava a mesma plataforma do Renault Laguna e do Vel Satis. A Matra passava a produzir o Avantime, que infelizmente seria seu último produto. O empresário Jean-Luc Lagardère falecia em março de 2003 e a fábrica fechava no mesmo ano. Era uma parte importante da história automobilística francesa que se perdia. Em setembro o famoso grupo italiano Pininfarina comprava as partes de engenharia, testes, projetos e protótipos da Matra. Foram parar em boas mãos.

A nova Espace media 4,66 m na versão curta e 4,86 m na longa. A largura era de 1,86 m e a altura de 1,74 m. Os faróis envolventes eram enormes e, assim como a grade dividida por um “V” central, faziam presença com o pára-choque de formas arredondadas. O desenho da frente seguia o estilo de Clio, Mégane, Scénic, Laguna e Vel Satis. A lateral exibia modernismo, assim como a traseira. Havia duplo teto solar e um bagageiro com regulagem de comprimento que podia ser confundido com um pequeno aerofólio.

Por dentro conseguia ter mais espaço, visibilidade e conforto. O painel central era todo digital, com boa visualização. Atrás dos apoios de cabeça dos bancos dianteiros havia monitores de DVD, para divertir e entreter as crianças nas longas viagens. Em cada painel de porta dianteiro havia controles de ventilação e, no volante, acionavam-se rádio/CD e controlador de velocidade. No que se referia à segurança, contava com controle de estabilidade, bolsas infláveis frontais e laterais e sensores auxiliares de estacionamento. A fábrica oferecia garantia de três anos ou 150 mil quilômetros.

Um dos destaques era o moderno motor diesel de 1.995 cm³ com 175 cv, máxima de 198 km/h e 0-100 em 11 s. O cliente ainda tinha à disposição os 2,0-litros de 16 válvulas a gasolina com 140 e 170 cv, este último com turbo. O topo de linha passava a ser o V6 de 3.498 cm³, 241 cv e 33,7 m.kgf, associado a um câmbio automático de cinco marchas, que a levava a 225 km/h. A oferta a diesel tinha também versões de 130 e 150 cv. Em 2006 recebeu leves alterações nos faróis e pára-choques.

A concorrência está cada vez mais forte, mas o monovolume francês continua a garantir seu espaço.

Ficha técnica
_ Espace 2,0
(1988)
Espace V6 2,8
(1991)
Espace V6 3,0
(2001)
Grand Espace
V6 3,5 (2002)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal,
4 em linha
longitudinal,
6 em V
transversal, 6 em V
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 88 x 82 mm 91 x 73 mm 87 x 82,6 mm 95,5 x 81,4 mm
Cilindrada 1.995 cm3 2.849 cm3 2.946 cm3 3.498 cm3
Taxa de compressão 10:1 9,5:1 10,5:1 10,3:1
Potência máxima 120 cv a
5.500 rpm
153 cv a
5.400 rpm
194 cv a
5.750 rpm
241 cv a
6.000 rpm
Torque máximo 17,1 m.kgf a
4.500 rpm
22,9 m.kgf a
2.500 rpm
27,2 m.kgf a
4.000 rpm
33,7 m.kgf a
3.600 rpm
Alimentação injeção multiponto
CÂMBIO
Marchas e tração 5, dianteira aut., 4, dianteira aut., 5, dianteira
FREIOS
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor a disco
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson
Traseira eixo de torção
RODAS
Pneus 195/65 R 14 195/65 R 15 225/55 R 17
DIMENSÕES
Comprimento 4,36 m 4,42 m 4,51 m 4,85 m
Entreeixos 2,58 m 2,70 m 2,86 m
Peso 1.215 kg 1.390 kg 1.755 kg 1.890 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 178 km/h 195 km/h 203 km/h 225 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11 s 10,3 s 10,6 s 8,1 s

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