A antiga defasagem do Hilux no mercado nacional acabava com a geração lançada em 2005; motores turbodiesel de 2,5 e 3,0 litros estavam disponíveis

Havia 10 combinações na linha, todas com interior bem mais moderno, e mesmo a versão básica de 102 cv agradava pelo motor silencioso

Ao lado do novo aspecto frontal, o Hilux 2009 recebia motor a gasolina de 2,7 litros e 158 cv e mais equipamentos de conforto na versão SRV

 
Em escala
Apesar de sua presença mundo afora, o Hilux não é bem cotado entre os fabricantes de miniaturas. Só a atual geração despertou o interesse da alemã Minichamps, que produz um modelo de cabine dupla de 2006, na escala 1:43, na cor vermelha ou em preto e com alta qualidade de detalhes.

O picape ganhava ainda roda-livre automática nas versões superiores, as opções de bolsa inflável e freios ABS nas quatro rodas e melhorias no interior. Ao avaliar a versão a gasolina, o Best Cars destacou a relativa suavidade do motor e o ótimo torque em baixas rotações. O desempenho tornava-se suficiente "para acompanhar um carro de média cilindrada na maioria das situações", mas a suspensão traseira muito dura permanecia um ponto negativo. Na opção turbodiesel, elogios ao novo motor, tanto pelas boas respostas quanto pelo baixo nível de ruído e vibração: "Só em marcha-lenta, com os vidros abertos, evidencia ao motorista tratar-se de um diesel: em movimento e com janelas fechadas é silencioso e agradável, mesmo em velocidades que o Hilux anterior nem sonhava atingir". Em percursos fora-de-estrada "não restaram dúvidas sobre sua valentia e robustez, transmitindo a sensação de um produto adequado a essas solicitações".

Apesar das qualidades, o picape Toyota estava defasado aos concorrentes evoluídos — agora havia Nissan Frontier e L200 brasileiros, além de Ranger e S10. Com o lançamento da última geração, a empresa foi ágil e passou a fazê-la na Argentina em 2005, com suas linhas atraentes e ambiente interno muito próximo ao de um bom carro de passeio. No Brasil ele estreava em 10 combinações de cabine (simples ou dupla), tração (4x2 ou 4x4), acabamento (básico, SR e SRV, como antes) e motores — de 2,5 litros com 102 cv e 26,5 m.kgf ou de 3,0 litros com 163 cv e 35 m.kgf, ambos a diesel com turbo e injeção eletrônica de duto único, mas só o segundo com resfriador de ar. Havia também opção de caixa automática de quatro marchas para o motor mais potente. A versão SRV de 3,0 litros com caixa manual foi confrontada pelo site ao Ranger equivalente. Ao lado do desenho bem mais moderno e de vantagens em conforto, o Hilux agradou pelo nível de ruído e vibrações muito menor: "Salvo pelo baixo 'tec-tec' em marcha lenta e um pouco mais alto por volta de 1.500 rpm, faz o motorista pensar que dirige um veículo a gasolina, tal o silêncio e a maciez de operação."

No entanto, o problema da suspensão ainda se manifestava: "Com uma das traseiras mais duras entre os picapes que já avaliamos, causa grande desconforto em todo piso que não seja bem regular. Merece completo reestudo pelo fabricante." Ao fim da análise, a conclusão: "Quem compra picape por necessidade, mas prefere dirigir automóveis, deve ficar com o Hilux. Já quem gosta mesmo de utilitários, de seu jeito bruto e imponente, só pode ir de Ranger". Por sua vez, a versão de 102 cv com cabine simples trazia, apesar da simplicidade do interior, uma agradável surpresa na estrada: "Viajar a 120 km/h não requer maior esforço do motor, que produz ruído e vibrações contidos e consome pouco. É verdade que não há muita reserva de potência, mas números não contam como o motor entrega força em baixos e médios regimes, a ponto de parecer para o motorista que tem algo como 120 cv." Avaliado junto de outros picapes num trajeto fora-de-estrada, "certamente não era o mais confortável, mas transmitiu a sensação de confiabilidade que faz a fama dos utilitários da Toyota há quase 50 anos".

Depois de três anos sem mudanças, o modelo 2009 acompanhava a renovação de aspecto da dianteira feita em outros mercados. Havia ainda equipamentos adicionais na versão SRV, como revestimento dos bancos em couro, computador de bordo, ar-condicionado automático e instrumentos com iluminação especial, e a suspensão traseira vinha recalibrada. Ausente do mercado desde a troca de geração, a versão a gasolina retornava com a moderna unidade de 2,7 litros e 16 válvulas com variação do tempo de válvulas, para 158 cv e 24,5 m.kgf, disponível apenas com cabine dupla e tração 4x2. Na linha 2010 a caixa automática passou a ser oferecida também para esse motor.

Mais de 40 anos após o lançamento no Japão, o Toyota Hilux acumula um respeitável histórico de bons serviços nos quatro cantos do mundo. Modelos dos anos 80 ainda são figuras frequentes em países subdesenvolvidos, resistindo ao tempo e à escassa manutenção como poucos veículos conseguem. De outro lado, a última geração mostra atualidade de projeto e atributos mecânicos para competir bem com qualquer modelo da categoria, seja na Europa, na Ásia ou aqui na América do Sul.

Ficha técnica
_ Hilux 2,0
(1972)
Hilux 2,2
(1981)
Hilux 2,4 Turbo
(1985)
Pickup Xtracab
V6 3,0 (1994)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 4 em linha longit., 6 em V
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 no bloco, 2
Diâmetro e curso 88,4 x 80 mm 90 x 86 mm 92 x 89 mm 87,5 x 82 mm
Cilindrada 1.966 cm3 2.188 cm3 2.366 cm3 2.958 cm3
Taxa de compressão 8,5:1 21,5:1 ND 9:1
Potência máxima 97 cv a 5.500 rpm 62 cv a 4.200 rpm 135 cv a 4.800 rpm 150 cv a 5.000 rpm
Torque máximo 14,6 m.kgf a
3.600 rpm
12,8 m.kgf a
2.400 rpm
23,7 m.kgf a
2.800 rpm
24,9 m.kgf a
3.750 rpm
Alimentação carburador de
corpo duplo
bomba injetora injeção multiponto,
turbocompressor
injeção multiponto
Combustível gasolina diesel gasolina
CÂMBIO
Tipo e marchas manual, 4 manual, 5 automático, 4
Tração traseira integral
FREIOS
Dianteiros a tambor a disco a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) não sim (traseira)
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira eixo rígido
RODAS
Pneus 6,00-14 E78-14 205/70 R 14 205/75 R 14
DIMENSÕES
Comprimento 4,21 m 4,69 m* 4,80 m 4,90 m
Entre-eixos 2,53 m 2,80 m* 2,84 m 3,07 m
Peso 1.110 kg 1.260 kg ND 1.710 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima ND
Aceleração de 0 a 100 km/h ND 32 s 10 s 13 s
* com caçamba longa; ND = não disponível

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade