Com linhas modernas, o Avtech WX-8 apareceu em 2006 como o último sonho -- até agora -- de Wiegert de produzir um supercarro norte-americano acima dos maiores do mundo

Imponente, esse Vector previa um motor V8 de 10 litros e 1.800 cv para alcançar 435 km/h, o que faria o Bugatti Veyron parecer algo modesto

As várias versões do Vector conseguiram chamar atenção pelo mundo, mas o objetivo traçado ainda nos anos 70 ainda está por ser realizado

O painel permaneceu analógico, mas mais simples ainda. Além disso o desenho já não era mais tão atraente quanto nos demais carros da marca — a traseira voltou a ter um grande aerofólio separado, mas com ar de adaptação. A própria traseira agora já era mais longa e desproporcional, além de ter linhas mais retas e menos suaves — tanto ela como o aerofólio eram derivados da versão de corrida do M12. As belas entradas de ar das últimas versões foram substituídas por outras menos elaboradas. Contudo, poucos dias após a primeira aparição pública do carro, a empresa fechou suas portas. Apenas um exemplar foi construído.

Mais uma tentativa   Quando quase todo mundo já achava que o Vector era história encerrada, no Concurso de Elegância de Pebble Beach de 2006 Wiegert, depois de ter conseguido de volta a marca, a reviveu mostrando um novo supercarro. Chamado Vector Avtech WX-8, o protótipo foi apresentado no Salão de Los Angeles do ano seguinte. A produção — se é que desta vez daria certo — era planejada para voltar a ser em Wilmington, Califórnia. O motor, transversal, deveria ser um V8 de 10 litros, todo em alumínio, com dois resfriadores de ar montados na lateral dos radiadores. Os freios teriam diâmetro de 380 mm, e as rodas de alumínio, 18 pol na frente e 19 atrás, calçando pneus 255/45 ZR 18 e 315/40 ZR 19, na ordem.

A carroceria do protótipo era totalmente nova, construída de fibra de carbono, com faróis fixos e (assim como o WX-3) com as colunas dianteiras cobertas por vidros e portas de abertura vertical. As medidas do carro eram comprimento de 4,37 m, largura de 2,03 m e altura de 1,10 m. Haveria opção de banco para três pessoas lado a lado, com porta-bagagens integrados e apoios de braços dobráveis. Todos os instrumentos do painel viriam usinados em alumínio, com características peculiares como acabamento anodizado preto e interruptores de especificação militar, os mesmos do caça F-22 Raptor.

O painel teria mostradores eletroluminescentes configuráveis em quatro modos de exibição, incorporando a projeção no para-brisa. Monitores de todas as pressões e temperaturas vitais, com os formatos de exibição analógica e digital, estavam previstos. O chassi do carro apresentado era de alumínio no estilo colmeia, com estrutura semi-monocoque e uma completa gaiola de cromo-molibdênio. O sistema de áudio traria uma revolucionária tecnologia com amplificadores com menos de metade do tamanho e peso de unidades atuais de potência equivalente.

O carro manteria o padrão dos primeiros Vectors, quando não havia contenção de custo. O câmbio seria sequencial e as suspensões, independentes nas quatro rodas, trariam ajuste de altura comandado a bordo. A potência para a versão turbo — como de hábito, previa-se também uma opção aspirada — era estimada em soberbos 1.800 cv, o que levaria a uma velocidade máxima indicada ao redor de 435 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h projetada na faixa de 3,3 segundos.

Wiegert diz que seu carro inaugurará uma nova era — a dos hipercarros. Se dessa vez o sonho se tornará realidade, só o futuro poderá dizer.

Ficha técnica
_ Vector W8 (1990) Vector M12 (1996)
MOTOR
Posição e cilindros central-traseiro, transversal, 8 em V central-traseiro, longitudinal, 12 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2 duplo nos cabeçotes, 4
Diâmetro e curso 101,6 x 92,2 mm 87 x 80 mm
Cilindrada 5.973 cm3 5.707 cm3
Taxa de compressão 8,1:1 10:1
Potência máxima 633 cv a 5.700 rpm 492 cv a 6.800 rpm
Torque máximo 87,0 m.kgf a 4.900 rpm 58,7 m.kgf a 5.200 rpm
Alimentação injeção multiponto, 2 turbos,
resfriador de ar
injeção multiponto
CÂMBIO
Tipo e marchas automático, 3 manual, 5
Tração traseira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira eixo De Dion independente, braços sobrepostos
RODAS
Pneus dianteiros 225/45 R 16 235/40 R 18
Pneus traseiros 315/40 R 16 325/30 R 18
DIMENSÕES
Comprimento 4,37 m 4,78 m
Entre-eixos 2,62 m 2,74 m
Peso 1.500 kg 1.635 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 350 km/h 306 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 4,2 s 4,5 s

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