Sem a quinta geração europeia, o Brasil recebia em 2008 um Golf com visual reformado, mas de poucos aprimoramentos em interior e mecânica

O GTI (também na foto do alto) chegava a 193 cv com gasolina superior; rodas de 17 pol e instrumentos de fundo branco eram outras novidades

O Sportline (em cima) oferecia visual esportivo com motor 1,6; com a chegada do 2,0 flexível veio o Golf GT, hoje a versão de topo do modelo

O esportivo era o único a receber alterações técnicas: rodas de 17 pol com pneus 225/45 e aumento de pressão no turbo para elevar a potência de 180 para 193 cv e o torque de 24 para 25,5 m.kgf, desde que o carro usasse gasolina de 98 ou mais octanas (RON). Com gasolina comum eram 186 cv, um pequeno progresso.

Com as novidades, era hora de colocar o GTI diante de um novo rival, o Honda Civic Si, que apostava em fórmula diferente — motor de aspiração natural — para obter potência semelhante. No comparativo de 2007, o Best Cars destacou os comportamentos bem diversos: "O motor do GTI parece o de um carro de luxo. É verdade que o motor 'acorda' ao redor de 2.000 rpm — isso incomoda um pouco ao andar em ritmo normal, acompanhando o tráfego, pois as fases 'fraca' e 'forte' alternam-se a cada troca de marcha. Acima dessa marca, porém, é suave, silencioso e entrega fartas doses de potência de forma linear, sem surpresas. Embora possa ser levado a 7.000 rpm, o ponto de maior potência fica 1.500 rpm antes".

A disputa em desempenho foi das melhores na simulação, com pequena vantagem para o Golf em aceleração e empate em velocidade máxima. Diferenças também em suspensão: "No GTI a proposta é mais voltada ao conforto. Se os pneus de 225 mm de seção têm grande aderência, a suspensão foi calibrada para absorver mais as irregularidades. Um pouco mais de carga nos amortecedores seria bem-vinda, tanto para aumentar a precisão de respostas quanto para evitar atritos em lombadas, inconveniente bem conhecido nos Golfs de 1,8 e 2,0 litros". O GTI saiu-se melhor em itens de conveniência, instrumentos, suspensão e segurança passiva — vencendo o confronto por pequena margem — e o Si em estilo, espaço interno, consumo e estabilidade.

Com o mercado cada vez mais favorável aos motores flexíveis, a VW decidiu aplicar tal recurso ao de 2,0 litros do Golf. Em junho de 2008 ele aparecia em duas versões: básica e a inédita GT, que acrescentava decoração esportiva. Com diversas alterações e taxa de compressão mais alta, continuou com 116 cv com gasolina e passou a 120 cv com álcool, com torque de 17,7 e 18,4 m.kgf, na ordem. Quarta e quinta marcha eram alongadas e a versão de entrada ganhava rodas de alumínio de 15 pol.

Na GT, o pacote visual compreendia rodas de alumínio de 16 pol, grade dianteira preta, faróis com máscara escura e detalhes internos em alumínio escovado. Os bancos  mais envolventes tinham revestimento em couro e tecido e o ar-condicionado era automático. Também para 2009 o motor 1,6 passava à versão VHT, com maior taxa de compressão, mais 1 cv com álcool e ganho importante em torque: de 14,3/14,5 para 15,4/15,6 m.kgf em rotação mais baixa.

O GTI deixava o mercado em fevereiro de 2009, após mais de 10 anos como um dos líderes nacionais em desempenho. Seu lugar tentava ser ocupado pelo GT, de potência bem inferior. O ar-condicionado automático vinha como item de série para 2010 e, meses depois, o acabamento Sportline combinava motor de 2,0 litros e caixa automática de seis marchas.

Doze anos após o lançamento da atual geração no Brasil, o Golf já não tem o mesmo apelo diante da renovada concorrência e sua versão de maior prestígio pertence ao passado. Mas conserva um grande número de admiradores, pessoas que aderiram ao médio da VW por sua combinação de estilo, confiabilidade e prazer em dirigir.

Ficha técnica
_ Golf GTI 2,0
(1994)
Golf GTI 1,8
(2002)
Golf GTI VR6
(2003)
Golf GT 2,0
(2009)
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha transv., 6 em V transv., 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 5 duplo no cabeçote, 4 no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 82,5 x 92,8 mm 81 x 86,4 mm 81 x 90,3 mm 82,5 x 92,8 mm
Cilindrada 1.984 cm3 1.781 cm3 2.792 cm3 1.984 cm3
Taxa de compressão 10:1 9,5:1 10,5:1 11,5:1
Potência máxima 114 cv a 5.400 rpm 180 cv a 5.500 rpm 200 cv a 6.200 rpm 116/120 cv a
5.250 rpm (1)
Torque máximo 16,8 m.kgf a
3.200 rpm
24,0 m.kgf a
1.950 rpm
27,0 m.kgf a
3.200 rpm
17,7/18,4 m.kgf a
2.250 rpm (1)
Alimentação injeção multiponto injeção mult., turbo, resfriador de ar injeção multiponto
CÂMBIO
Tipo e marchas manual, 5 manual ou
automático, 5
manual, 6 manual, 5 ou
automático, 6
Tração dianteira
FREIOS
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) não sim sim (opcional)
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson
Traseira eixo de torção
RODAS
Pneus 185/60 R 14 205/60 R 15 225/45 R 17 205/55 R 16
DIMENSÕES
Comprimento 4,02 m 4,15 m 4,18 m 4,20 m
Entre-eixos 2,47 m 2,51 m
Peso 1.095 kg 1.344 kg 1.350 kg 1.261 kg
DESEMPENHO (2)
Velocidade máxima 198 km/h 227 km/h 209 km/h 200/203 km/h (1)
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,0 s 7,8 s 7,7 s 9,8/9,6 s (1)
(1) gasolina/álcool, na ordem; (2) com câmbio manual

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