Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
Frente como a do alemão, novas lanternas traseiras, retoques internos: o Polo mudava para 2007 e ganhava novo fôlego sem grandes mudanças
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Versão E-Flex, com partida a frio sem gasolina, e Blue Motion nacional, com consumo reduzido: o Polo agora é estandarte de tecnologia da VW

Clique para ampliar a imagem

O motor de 2,0 litros tornou-se flexível e voltou a equipar o hatch com o Polo GT, que revela mais esportividade na aparência que sob o capô

De cara nova   Na linha 2007 a marca mostrava a reestilização do Polo, que voltava a estar em consonância ao alemão em desenho. Além da frente e das lanternas traseiras renovadas, ganhava pneus 195/55 R 15 de série, novo sistema de áudio e sensores de estacionamento na traseira. Finalmente suas vendas reagiram. Para agregar imagem ao modelo, chegava em 2007 o Polo GTI importado da Alemanha em pequeno volume. O motor 1,8 turbo entregava 150 cv e 22,5 m.kgf e o carro, apenas na carroceria de três portas, evidenciava isso nos adereços estéticos como a seção central negra do para-choque.

O motor 2,0, que vinha equipando apenas o sedã, tornava-se flexível na linha 2009 e voltava a estar disponível para o hatch em uma versão especial: o Polo GT. Com as tradicionais oito válvulas, entregava 116 cv com gasolina e 120 cv com álcool. O torque era o mesmo nos dois casos, 17,3 m.kgf. Esses números levavam o compacto a 198 km/h com álcool e a acelerar de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos. Visualmente o carro recebeu rodas polidas, grade frontal do tipo colméia com moldura vermelha e faróis com máscara negra. Ar-condicionado automático, volante revestido em couro, computador de bordo e configurador de funções eram itens de série.

O motor 1,6 passava por mudanças para maior torque em baixa rotação e o câmbio era alongado pela terceira vez no modelo 2009, ano em que outra versão — apresentada meses antes no Salão de São Paulo — chegou às ruas. O Polo Blue Motion nacional mantinha o conceito de economia de combustível e redução de emissões do europeu. Mas, como não poderia usar o motor a diesel, proibido aqui para automóveis, recorria a soluções como pneus mais estreitos, câmbio ainda mais longo (o quarto alongamento desde 2002), menor altura de rodagem e anexos aerodinâmicos. Com o mesmo motor 1,6 dos demais, era, segundo a marca, até 15% mais econômico.

Uma das últimas mudanças foi o sistema de partida a frio que dispensa o tanque suplementar de gasolina, presente apenas no hatch em uma versão especial na cor preta, a E-Flex. O equipamento aquece o combustível mesmo em temperatura ambiente abaixo de zero, promovendo partidas rápidas. Por fim, a linha 2010 trouxe teto solar com controle elétrico entre as opções do hatch.

Para um carro que nasceu com a proposta de ser barato, o Polo aos poucos cresceu e ofereceu algo mais ao consumidor europeu. Se na Europa a nova geração acaba de ser apresentada, no Brasil ficamos com a expectativa de quando será produzido o novo carro — se for. Atualização à parte, o Polo é mais um sucesso longevo da Volkswagen, assim como Gol e Golf, e um nome forte que deve continuar na ativa ainda por muito tempo.

Ficha técnica
_ Polo G40 (1986) Polo GTI (1999) Polo GTI Cup (2006)
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2 duplo no cabeçote, 4 duplo no cabeçote, 5
Diâmetro e curso 75 x 72 mm 76,5 x 86,9 mm 81 x 86,4 mm
Cilindrada 1.272 cm3 1.598 cm3 1.781 cm3
Taxa de compressão 8:1 11,5:1 9,5:1
Potência máxima 115 cv a 6.000 rpm 125 cv a 6.500 rpm 180 cv a 5.800 rpm
Torque máximo 14,8 m.kgf a 3.600 rpm 15,5 m.kgf a 3.000 rpm 24 m.kgf a 2.000 rpm
Alimentação injeção multiponto e compressor injeção multiponto injeção sequencial e turbocompressor
CÂMBIO
Marchas e tração 5, dianteira
FREIOS
Dianteiros a disco a disco ventilado
Traseiros a tambor a disco
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson
Traseira eixo de torção
RODAS
Pneus 185/60 R 14 195/45 R 15 205/40 R 17
DIMENSÕES
Comprimento 3,65 m 3,74 m 3,91 m
Entreeixos 2,33 m 2,40 m 2,46 m
Peso 720 kg 1.010 kg 1.190 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 195 km/h 205 km/h 225 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,0 s 8,7 s 7,5 s

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade