ESPECIAL

Passado volta à cena em Detroit

Salão norte-americano mostra carros-conceito que reeditam velhos nomes e estilos

Texto: Fabrício Samahá

Primeiro salão internacional do ano, o Detroit Auto Show de 1999 foi marcado por uma coleção de carros-conceito que trazem de volta nomes, estilos e tendências de décadas passadas. Dodge Power Wagon e Charger R/T, Ford Thunderbird e Chevrolet Nomad fizeram um interessante contraponto a lançamentos como o novo Chrysler Neon e as versões de cabine dupla do Ford F150 e Dodge Dakota. Acompanhe as principais atrações da mostra:

O roadster Evoq, de dois lugares, expressa o novo estilo da Cadillac, mais dinâmico e esportivo. Feito sobre o chassi do Corvette, usa o motor Northstar V8 com compressor e poderá entrar em produção em 2001.


A GM promete unir o desempenho de um esportivo e a praticidade de um utilitário na Chevrolet Nomad, perua com nome clássico (de 1955), porta lateral e teto corrediços e ampla superfície de carga. O motor é o V8 de 5,7 litros, a suspensão traseira independente e até o banco do passageiro pode ser rebatido para aumentar o espaço de transporte. A marca resgata outro antigo nome com o novo Impala, um sedã de tração dianteira e seis lugares que deverá substituir o Lumina.


A Chrysler define o Citadel como "um híbrido de alto desempenho". Um V6 de 3,5 litros e 253 cv move as rodas traseiras e um motor elétrico de 70 cv as dianteiras, sendo recarregado nas frenagens.