Nosso Best Cars Web Site completa neste dia 22 de outubro quatro anos, mais tempo de janela do que qualquer web site de informação sobre automóveis no Brasil. Além do desenvolvimento de seu conteúdo, chama nossa atenção seu crescimento junto ao público e aos fabricantes e importadores.
Quando começamos, em 1997, muita gente nem sabia como era a Internet, tampouco imaginava que formato deveria ter uma revista eletrônica de automóveis. E foi inspirado na mídia impressa que o
BCWS se desenvolveu, desde a opção pelo fundo branco (como o papel) até a inserção em edições, de início semanais, depois quinzenais. Um formato que permanece até hoje, sendo esta a 109a. edição, embora tenhamos adotado atualizações parciais para maior agilidade.
Das revistas também veio a base para algumas seções, como o Espaço do Leitor
e o Consultório Técnico, mas logo as diferenças se acentuaram. Só um web site poderia manter disponível, e com fácil acesso, o conteúdo correspondente a dezenas e dezenas de exemplares impressos. Apenas na Internet se encontraria a fantástica agilidade de conhecer um lançamento minutos após sua apresentação mundial. Somente a rede permitiria uma comunicação tão simples e rápida entre leitor e corpo editorial.
O pequeno BCWS cresceu e conquistou seu espaço. Menos de um ano depois já incluía avaliações completas de automóveis, um pioneirismo na Internet; em 1999 passava de um pequeno provedor ao maior do Brasil, o Universo Online, onde permanece. Novas seções e serviços foram adicionados, com destaque para o
Consultório de Preparação, disponível já em 1998 e ainda uma exclusividade do site. Carros antigos, competições, motos -- os assuntos se diversificaram para atender a públicos variados.
A participação e o apoio do leitor, manifestados em milhares de mensagens eletrônicas, fizeram da
Eleição dos Melhores Carros o maior evento do gênero na rede, com 26.488 votos na última edição. Tanto este prêmio quanto outros serviços de grande utilidade, tal qual o
Teste do Leitor, foram copiados por outros web sites que vieram, mas o
BCWS manteve sua condição de pioneiro.
Foi, certamente, uma caminhada de muitas dificuldades, da rejeição de potenciais anunciantes, que desconheciam o meio, ao preconceito de assessorias de imprensa de fabricantes, que não entendiam a proposta. Mas superar esses desafios trouxe-nos ainda mais satisfação e prestígio, ao transformar o
BCWS num desbravador de terrenos.
Quatro anos, 109 edições, dezenas de colaboradores, milhares de páginas e milhões e milhões de
page-views depois, nosso BCWS continua sua caminhada. E agradece o incentivo que você, leitor, nos deu até aqui.
Estaremos juntos, com certeza, em muitos outros aniversários.
|