Best Cars Web Site

Brincando de projetista

Edição no. 119 - 9 de março de 2002

CayenneQuando garoto, um de meus passatempos prediletos era modificar carrinhos de brinquedo, utilizando recursos como palitos, fita adesiva e pedaços de plástico. Um sedã podia-se tornar uma perua, um conversível virava um jipe, este ganhava um jeitão esportivo ou ainda mais parrudo.

Esse hobby da infância me volta à mente quando observo alguns lançamentos do mundo dos automóveis de verdade. Com a meta de atingir cada vez mais segmentos de mercado, os fabricantes tornam comuns "transformações" que lembram meus velhos brinquedos, gerando desenhos desconexos que não parecem resultar de extensos estudos de estilo, aerodinâmica e pesquisas de opinião.

O exemplo mais recente é o utilitário-esporte Porsche Cayenne, enfim revelado nesta terça-feira, depois de três expectativas frustradas -- era aguardado para os salões de Frankfurt, em setembro, de Detroit, em janeiro, ou o presente em Genebra. Nunca imaginei que a marca de Stuttgart, célebre por esportivos belíssimos como o Boxster e o imortal 911, pudesse lançar algo tão desajeitado. Uma mistura de estilos que passa longe de minha idéia de um Porsche SUV.

Não é o único, porém. A americana Pontiac ainda se arrepende de ter criado um monstro, o utilitário-esporte Aztek, um dos carros mais feios já feitos pela General Motors. A Chrysler apresentou em 2001 o Super8 Hemi, sedã esportivo com frente inspirada nos picapes da marca -- ainda bem que não passou de um carro-conceito! E o que dizer dos furgões adaptados ao transporte familiar, como Kangoo e Doblò? Gosto não se discute, mas a meu ver são verdadeiros atentados ao bom gosto.

Quando olho para todas essas aberrações, imagino como tudo seria mais agradável aos olhos se cada fabricante se especializasse no que sabe fazer bem, desprezando segmentos onde não se encaixa e evitando misturar estilos e conceitos. Um Pontiac seria sempre um sedã ou cupê. Um furgão levaria carga, uma minivan passageiros. Um automóvel da Chrysler jamais tentaria parecer um utilitário.

E, acima de tudo, um Porsche seria apenas... um Porsche. Não seria lindo?

Página principal - E-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados