Assim que o Gurgel BR-800 era lançado, em 1988, e o engenheiro João do Amaral Gurgel chamava os jornalistas para conhecer a fábrica e dirigir o carro, dizem que ele costumava se gabar de ter sido multado por estar a 140 km/h, que orgulho saltava de seus olhos emocionados quanto contava essa "proeza". É que o pequeno carro era tido como capaz de chegar só a 110 km/h. Um velado orgulho do ilegal.
Não sou o Gurgel e não fabrico carros, mas quando soube há algum tempo que surgiu um web site de endereço www.bestcar.com.br -- o 'C' de
BCWS é Cars, no plural --, confesso que tive uma ponta de orgulho, mesmo sabendo se tratar de nítida falsidade ideológica. Se você está sendo imitado é porque seu produto é bom. Como a atual moeda brasileira, o real, que por sua estabilidade passou a ser falsificada. Ninguém diz, mas que isso faz bem ao ego, faz.
Mais recentemente chegou a meu conhecimento que o detentor do domínio www.bestcars.com.br -- ex-dono de um provedor do Vale do Paraíba onde o
BCWS se hospedou no início de sua história -- tinha-o vendido a um terceiro, depois de mais de três anos de inatividade. Não sei que uso este segundo dono fará de sua aquisição, mas há lógica em imaginar que venha aí mais um falso Best Cars. Mais uma tentativa de enganar o leitor-internauta para ganhar um espaço na imensa Internet. Chateado? Sim. Mas orgulhoso também. Mais uma vez.
Pois nestes cinco anos o BCWS tornou-se a referência de como se deve fazer um site de informação sobre automóveis. Do
Teste do Leitor, serviço que lançamos pioneiramente já há quatro anos, à
Eleição dos Melhores Carros, que chega agora à quinta edição, muito do que criamos e aplicamos à Internet foi copiado por outros web sites. Sem falar nas primazias em avaliações e na presença a lançamentos, num tempo em que a rede mundial de computadores era incompreendida ou mesmo ignorada por muitos.
Há algum tempo, o funcionário de um site automobilístico confidenciou-me, com certo humor, uma diretriz recebida de seu editor para as coberturas de salões de automóveis. A regra era não cessar a introdução de novidades enquanto seu total não superasse o da reportagem sobre o mesmo evento no
BCWS. Imagine-se o esforço que cabia aos redatores para cumprir a ordem, já que o volume de lançamentos em um salão é finito.
Fatos como esse e tantos outros levaram-me a nos presentear -- à
equipe e principalmente a você, leitor -- com uma mudança em nosso mote: a partir dessa edição, o
BCWS é Autoridade em Automóvel. Mote possível somente para quem já demonstrou possuir arrebatadora, porém equilibrada, paixão por automóvel. E compromisso apenas com o leitor.
Nestes cinco anos de trabalho dedicado e, sobretudo, com essa crescente paixão por automóvel, e estimulado por um universo de leitores que honra qualquer editor, tive a recompensa em forma de milhares de palavras de agradecimento e de incentivo, bem como a certeza de ter passado a magia do automóvel para tanta gente que só tenho como chamar de amiga.
Faço questão de agradecer a cada leitor, e também a cada colaborador, por me terem dado essa oportunidade. E virtualmente levanto um brinde por esses primeiros cinco anos.
Sem precisar recomendar o velho "recuse imitações".
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