Best Cars Web Site

A velocidade da interação

Edição no. 143 - 8 de fevereiro de 2003

Nestes mais de cinco anos de Best Cars Web Site, uma de nossas diretrizes tem sido escapar da mesmice. Se não podemos evitar que os lançamentos e que parte das notícias e das avaliações sejam os mesmos de outras publicações -- dentro ou fora da internet --, buscamos em contrapartida oferecer artigos exclusivos e até mesmo inéditos na imprensa brasileira.

Foi o que ocorreu com a matéria Os pioneiros, item por item, que publicamos na atualização de 28 de janeiro. A coletânea de detalhes e recursos dos automóveis, com a definição de sua origem na produção nacional, foi uma idéia que me ocorreu no final do ano passado e da qual Roberto Pontual, nosso experiente colunista e colaborador, prontamente se interessou em participar.

Após semanas de pesquisas, debates e consultas aos cantos mais escondidos da memória, chegamos a 83 itens (passando depois a 84) que consideramos os mais representativos ou curiosos. Além de sucesso absoluto de audiência, o artigo nos surpreendeu por outro aspecto: a velocidade de interação, demonstrada pela grande participação de leitores com sugestões e correções.

Sim, correções. Elas raramente têm sido necessárias na história do BCWS, mas sabíamos, e alertamos no início do texto, que algumas poderiam ter de ser feitas em um artigo como esse, que reúne uma infinidade de informações tiradas, em sua maioria, da memória dos autores. Como não existe -- ou melhor, não existia até a publicação da matéria -- uma relação de primazias na indústria, eu e Roberto discutimos longamente se não houvera utilização anterior de cada recurso em um carro nacional.

Publicado o artigo na noite do dia 27, na manhã seguinte já eram diversas as mensagens com as bem-vindas correções. Um total de 13 leitores de variadas regiões do País (veja relação abaixo) enviou 33 sugestões, algumas coincidentes entre os leitores. Nem todos acertaram, mas quem não tem o direito de errar? Todos foram respondidos, item por item, e o artigo não parou de receber aprimoramentos nos dias seguintes. Imagine-se algo assim em uma revista impressa.

A reação dos leitores vem comprovar aquilo de que o BCWS tem convicção e que foi uma das molas propulsoras de sua criação: há um público especial, numeroso mas especial, que tem paixão por automóvel, ansioso por conhecer cada vez essa máquina fantástica. É também a maior prova de que o brasileiro gosta de ler matérias extensas, que contenham substância, em contraposição à opinião de certos editores que dizem simplesmente que "brasileiro não gosta de ler".

A todos que participaram desta saudável interação, nossos agradecimentos por terem colaborado, mais uma vez, para tornar o BCWS não só um ícone de qualidade na informação sobre automóvel, mas também um ícone de interação entre site e leitor.


Os leitores que contribuíram com sugestões e apontaram incorreções, em ordem alfabética:

  • Alexandre Ponso - São Paulo, SP - aponso@uol.com.br