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Leis e limites mais justos

Publicado em 20 de maio de 2000

Fabrício Samahá, editorCaro leitor,

Aos poucos, as coisas vão ficando mais favoráveis ao motorista. Refiro-me a leis e a decisões dos departamentos de trânsito que organizam e melhoram o tráfego das cidades ou evitam abusos da fiscalização.

De acordo com nova legislação vigente em São Paulo, a ser posta em prática em 60 dias, multas de velocidade efetuadas com radar só terão validade se acompanhadas da foto da infração e do laudo de aferição do equipamento.

Para muitos, nada vai mudar. Para outros, aqueles que já receberam multas indevidas por terem suas placas confundidas com as de automóvel semelhante, fará uma grande diferença. Como é natural esperar uma queda na arrecadação, a CET, Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, manifestou-se contrária à nova lei.

Infelizmente os limites de velocidade em algumas estradas permanecem baixos demais. Caso típico são os 110 km/h estabelecidos para a Rodovia Dom Pedro I, retendo desnecessariamente o tráfego, propiciando infrações e... arrecadação. Há vários outros casos pelo País -- e esperamos que as autoridades destinem sua atenção a todos eles.



Os mesmos limites, contudo, estão se tornando mais compatíveis em outras vias. No Rio de Janeiro já há túneis com velocidade permitida de 80 ou mesmo 90 km/h, contra 70 km/h dos paulistanos.

Outro ganho para o motorista foi a padronização de limites nas avenidas de São Paulo, onde até então se encontravam placas sucessivas estabelecendo variadas velocidades, tirando a atenção do motorista e, claro, propiciando excessos involuntários.



Uma medida que ainda precisa ser tomada por inúmeros municípios é, sempre que possível, passar os semáforos à função amarelo-piscante no período noturno. Nesse sistema o sinal permanece em amarelo e intermitente, em vez de apenas aceso, em todos os lados do cruzamento, equivalendo-se a uma placa "cruze com atenção".

A redução de assaltos em semáforos é significativa, pois o motorista deixa de ter de escolher entre este risco e o de multa.



Circulou há pouco na Internet uma falsa reportagem, atribuída ao Jornal da Tarde paulista, denunciando que a CET estaria fechando acessos a vias de São Paulo para ampliar os congestionamentos e, com isso, provocar a permanência de veículos nas ruas em seu período de rodízio -- a partir de cinco horas da tarde, em dia da semana correspondente ao final da placa.

O artigo não foi na verdade publicado pelo jornal. Portanto, as acusações não são fundamentadas. No entanto, por numerosas vezes me vi na situação de, tentando passar da pista local (bastante congestionada) à pista expressa (fluindo muito bem) da Marginal do Tietê, ser impedido pela obstrução da CET.

Se existe má fé, ou apenas ineficiência na análise do tráfego e na comunicação entre central e funcionários, não me cabe julgar. Mas é certo que os fechamentos de acessos, ou sua permanência por certo período, nem sempre se justificam.



A revista Quatro Rodas veiculou recentemente duas reportagens enfocando, cada uma, 100 sites sobre automóveis. Para nossa surpresa, o Best Cars não foi incluído na primeira relação e, mesmo após o repórter responsável ter-nos garantido nossa inclusão na segunda parte, permaneceu de fora dela.

As freqüentes comparações de leitores entre nossa qualidade e precisão de informação e as da revista deixam no ar a dúvida: haveria interesse em informar os sites realmente bons, ou apenas aqueles que não pudessem ganhar alguns de seus leitores?


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