Best Cars Web Site

Quarenta segundos

Publicado na edição de 7 de outubro de 2000

Caro leitor,

Uma das grandes dúvidas de quem trabalha num web site é quanto tempo o internauta destina a examinar cada página aberta. Falando claramente, se o conteúdo está realmente sendo lido ou apenas, para usar um termo de publicações impressas, "folheado".

A dúvida se justifica: enquanto todo web site que se preza controla suas estatísticas de acesso, podendo detectar as páginas e seções mais visualizadas, esta análise não é suficiente para concluir como o visitante está lidando com as informações que aparecem em sua tela.

Não faz muito tempo, soube de uma estatística internacional que apontava, como tempo médio de visita a cada página de um web site de informação, a modesta marca de 40 segundos. Fiquei surpreso de início, mas logo passei a uma auto-análise, concluindo que -- efetivamente -- essa marca correspondia a meu próprio tempo médio de visita, em sites do gênero no Brasil e em muitos do exterior.

Recentemente, examinando novos itens estatísticos colocados à disposição por nosso servidor, tive uma grata surpresa: chegamos, em dois meses de medições, a um tempo médio de um minuto e 23 segundos de visita a cada página do Best Cars Web Site. Oitenta e três segundos, mais que o dobro da referida média internacional.

Se você ficar bem mais tempo que isso lendo este editorial, lembre-se de que o dado inclui todas as páginas do site, desde uma lista de categorias de anúncios classificados, na qual poucos segundos bastam para escolher a de seu interesse, até os mais completos artigos.

É fácil entender por quê. Desde nossa inauguração, em outubro de 1997, tomamos um rumo algo diferente da maioria dos web sites. Buscamos dar informação farta e variada, mesmo sobre assuntos que não afetam o cotidiano imediato do leitor, como um novo carro-conceito apresentado em um salão distante.

Priorizamos o conteúdo, mesmo cientes de que o leitor tinha uma limitação de tempo de acesso (eram raros os provedores a oferecer acesso ilimitado, tão corriqueiros hoje) e que algumas pessoas não teriam, para ler uma revista na tela do computador, a mesma disposição que têm para as edições impressas.

O tempo mostrou que estamos no caminho certo. Das centenas de correspondências que recebemos todos os meses, acompanho todas e nunca -- repito, nunca -- recebemos algo como "os artigos deveriam ser mais resumidos" ou "as informações em excesso tornam a leitura cansativa". Ainda que, curiosamente, esses dizeres sejam comuns entre editores de publicações impressas, muitos deles bons amigos meus.

O motivo de tudo isso talvez se resuma numa hipótese: a de que o conteúdo do Best Cars Web Site, assim como o tempo médio de visita a suas páginas, esteja bastante acima da média. Mas a esta conclusão, leitor, é você quem deve ou não chegar.

Boa navegação!

O Editor


Atualidades - Página principal - E-mail