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Fabrício Samahá - edição de 1º. de novembro de 2003 |
Durante as duas últimas semanas, passei boas horas de meus dias (e
noites) vasculhando publicações impressas e a internet em busca de
informações históricas do Honda Civic, escolhido para Carros do
Passado desta edição. Aliás, há tempo que eu devia uma explicação
sobre o uso da palavra ‘passado’ na seção, se em muitos casos o modelo
ainda está em produção.
Quando a seção começou, tratou sobre carros nacionais e estrangeiros que
já não eram mais produzidos. Chegou então a vez de Uno, Santana, Escort
e outros que ainda eram — ou são até hoje — fabricados. Como fazer?
Mudar o nome da seção? Criar outra para atender a essa situação
específica? Decidi continuar com Carros do Passado, nome que
tinha dado certo, enquanto pensava no caso. Mas isso me martelava a
cabeça.
Eis que, em conversa com o Bob (Sharp), percebi que esta era também uma
preocupação dele. E recebi a sugestão: a partir desta edição, ainda
dentro das comemorações do sexto aniversário do BCWS, Carros
do Passado passa a trazer a subseção História em Movimento, dedicada
a modelos ainda presentes no mercado. E nada mais oportuno para celebrar
a criação da nova subseção do que falar sobre algo da maior importância:
a preservação da História.
Na procura pelas informações do Civic, entre os poucos sites que
localizei com informações consistentes, um me chamou a atenção: a
própria sala de imprensa da Honda japonesa. Talvez por não estar
habituado a encontrar bom material de história nas dezenas de sites
semelhantes que conheço, simplesmente não fui direto a esse em busca das
informações, preferindo uma busca pelo novo e bom Google. Mas o
que encontrei me surpreendeu.
O site da Honda traz todos — eu disse todos — os informativos à imprensa
divulgados nas últimas décadas, com direito, em boa parte deles, a
fichas técnicas e tabelas de preços. E não são quaisquer fichas ou
tabelas. A ficha técnica "à japonesa" inclui da capacidade do sistema de
arrefecimento aos ângulos do alinhamento de rodas, passando pelas
relações de marcha e pelos pesos das partes dianteira e traseira de cada
versão de motor. E a lista de preços sempre considera os valores em
várias metrópoles do pequeno país.
Já escrevi neste espaço sobre como as assessorias de imprensa
brasileiras têm cuidado cada vez menos da parte técnica, desprezando
informações de que muitos jornalistas necessitam para seu trabalho e
muitos leitores para a escolha de seu próximo automóvel. Também já
enfoquei a questão de como a memória da indústria automobilística é
pouco considerada por aqui.
No entanto, a riqueza de informações daquele site — e, mais que isso, a
dedicação daqueles assessores de imprensa — me impressionou. Não só pelo
trabalho esmerado, mas pelo fato de que ele seria considerado, pela
maioria das pessoas, um desperdício de tempo.
O Japão não é um país que acolha e valorize seus carros antigos. A
legislação local é das mais severas do mundo no sentido de impor aos
veículos usados, e nem tão usados assim, pesados impostos e custos de
inspeção e renovação do licenciamento. É comum que automóveis com cinco
ou sete anos de uso deixem de circular, pois as despesas para que se
mantenham na ativa (incluindo a mão-de-obra de uma manutenção
criteriosa) superam seu valor de revenda. Essa situação, aliás, se
aplica a muitos outros produtos, de motocicletas e televisores.
Com isso, salvo colecionadores, quem teria aplicação para os ângulos das
rodas do Civic 1972 ou algo parecido? Mas eles estão lá, disponíveis em
diversos anos-modelo do carro, para informação do jornalista ou de
qualquer interessado (o acesso ao site de imprensa não requer cadastro
ou uso de senha).
São apenas detalhes, mas que mostram como os japoneses encaram algumas
coisas na vida. Não têm carros muito usados em circulação, mas preservam
informações preciosas sobre eles. E nós, que temos uma frota antiga e —
em muitos casos — donos interessados em sua correta manutenção, não
dispomos sequer de fichas técnicas decentes sobre os modelos que
acabaram de chegar ao mercado.
Será que um dia chegaremos lá?
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