Atribui-se a Henry Ford, o homem que mudou o mundo ao popularizar o
automóvel, a lição de que "reunir-se é um começo, permanecer juntos
é um progresso e trabalhar juntos é um sucesso". A frase de um dos
maiores industriais do século XX resume bem o que tem sido o Best
Cars nestes mais de 11 anos, em que agora chegamos à edição de
número 300.
Muitos devem saber que comecei este site sozinho, em 22 de outubro
de 1997, como forma de divulgar meu trabalho jornalístico e
expressar opiniões sobre o mundo do carro — como milhões fazem hoje
com seus blogs, nome moderno para o que na época se chamava apenas
de página pessoal. Mas não demorou para que o Best Cars
começasse a crescer. Um dos primeiros a chegar foi o consultor de
preparação Iran Cartaxo, que ainda no fim daquele ano trouxe
conteúdos sobre competição e, mais tarde, preparação de motores.
Embora não mais nessas tarefas, Iran ainda presta um grande serviço
ao site com simulações de desempenho em avaliações e comparativos.
Em um ano já tínhamos uma pequena equipe — espalhada por diferentes
pontos do Brasil, cada um em sua casa ou local de trabalho,
facilidade característica da internet. Os que ingressaram naquela
época, como o jovem Henrique Mendonça, de apenas 15 anos, e o
jornalista Carlos Guimarães (hoje na mídia impressa especializada),
ambos com matérias de serviço, atualidades e supercarros, deixaram o
site não muito mais tarde. Também aquele período foram as
contribuições do jornalista Fernando Calmon em forma de textos
opinativos, técnicos e avaliações. Em março de 1999 estreava a seção
de carros antigos do site por mãos hoje bem conhecidas do leitor: as
de Francis Castaings, nosso colaborador que está há mais tempo na
mesma atividade.
Este Editorial passava a ter companhia de colunas com as chegadas de
José Roberto Nasser com De Carro por Aí, ainda em 1999; Luiz
Alberto Pandini com Pára-brisa, em 2000 (dois anos depois
passaria a escrever sobre automobilismo em Conversa de Boxe);
Bob Sharp com Do Banco do Motorista e Marco Antônio Oliveira
com Na Estrada, em 2001; Luís Carlos P. Garcia em Questões
de Direito, em 2002; Roberto Pontual com Máquina do Tempo
e Luís Perez com Autogiro, em 2003. Dessas, apenas
Conversa de Boxe e Questões de Direito permanecem no
site, mas escritas por outros colunistas: a primeira por Marcio
Kohara, que chegou em 2006 para preencher a lacuna de Arnaldo Keller,
responsável pela coluna entre 2003 e 2004; e a outra por Gino
Brasil, que está conosco desde 2004 e, como se sabe, vem atuando
também em avaliações já há alguns anos. |
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Muitas participações
Mas um bom conteúdo não se limita a colunas, e o site ganhou
valiosas participações também em outras áreas. Em 2000 vinha Fulvio
Oriola para escrever artigos sobre Fórmula 1 e Mundial de Rali, hoje
a cargo de Marcio; dois anos depois estreava Thiago Mariz, em
diferentes seções, mas nos últimos tempos focado em carros do
passado; em 2003, Francis recebia a companhia de Fabiano Pereira no
setor de antigos, enquanto Marcelo Ramos vinha escrever de antigos e
supercarros.
Vários outros devem ser mencionados aqui, como Alberto Polo Jr.
(artigos de mercado e guia de compra de carros usados), Anderson
Nunes (carros antigos), Carlos Brum (antigos), Eduardo Alves
(artigos sobre mercado), Eduardo Hiroshi (matérias de serviço),
Emerson Costa (motos), Felipe Cavalcante Bitu (antigos e supercarros),
Luiz Fabiano Mazzeo (avaliações), Luiz Fernando Silva (consultoria
em legislação), Marcel Rabinovich (matérias sobre áudio), Nelson
Massini Jr. (antigos), Patrick Cardoso (automobilismo), Paulo
Roberto Poydo (consultoria técnica), Paulus Hanser de Freitas
(antigos e supercarros), Ricardo Peres (antigos), Roberto Carlos
Silva (supercarros) e Rodrigo Fonseca (antigos). Além deles, houve
colaborações bastante breves, algumas delas com um só artigo.
Com exceção de duas que solicitaram a remoção de suas matérias ao
(ou após) encerrar sua participação, essas pessoas prestaram
contribuições que ainda hoje agregam valor ao vasto conteúdo
publicado pelo site em 300 edições, pois uma de nossas normas é
manter disponíveis os artigos anteriores. Cada um com seu estilo de
redação, seu modo de analisar um automóvel e escrever sobre ele,
todos colocaram seus tijolos para construir o que o Best Cars
é hoje e, por isso, merecem meus agradecimentos.
Henry Ford, como de hábito, estava certo. Foi trabalhando juntos —
nunca lado a lado, mas assim mesmo em constante interação — que nós,
que compomos ou já compusemos esta equipe, passamos bons momentos e
contribuímos para trazer ao leitor e à leitora o melhor do mundo do
automóvel. E que continuemos assim por, no mínimo, mais 300 edições. |
Essas
pessoas prestaram contribuições que ainda hoje agregam valor ao
vasto conteúdo publicado pelo site em 300 edições. Colocaram seus
tijolos para construir o que o Best Cars é hoje. |