EQUIPAMENTOS DE SÉRIE E OPCIONAIS
Acion. elétrico dos vidros D / T |
S/S |
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Faróis de neblina |
S |
Ajuste de altura dos bancos E / D |
S/ND |
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Freios antitravamento (ABS) |
S |
Ajuste de apoio lombar |
S |
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Imobilizador de motor |
S |
Ajuste do volante |
S |
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Limpador/lavador traseiro |
NA |
Ajuste elét. retrovisores E / D |
S/S |
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Luzes de leitura D / T |
ND/ND |
Alarme antifurto |
S |
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Luz traseira de neblina |
S |
Ar-condicionado / automático |
S/O |
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Manômetro de óleo / voltímetro |
ND/ND |
Bancos / volante em couro |
ND/S |
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Rádio/toca-fitas |
S |
Bolsa inflável E / D |
S/S |
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Rádio/toca-CD |
ND |
Câmbio automático |
O |
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Relógio |
S |
Comando interno do porta-malas |
ND |
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Repetidoras laterais de direção |
S |
Computador de bordo |
ND |
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Rodas de alumínio |
S |
Conta-giros |
S |
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Terceira luz de freio |
S |
Controle aut. de velocidade |
S |
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Teto solar / comando elétrico |
S/S |
Controle de tração |
ND |
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Travamento central |
S |
Direção assistida |
S |
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Vidros verdes |
S |
Convenções: S = de série; O = opcional;
ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro
/ traseiro |
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ALTOS & BAIXOS
![](altos.gif) |
- Espaço interno
- Acabamento
- Dotação de equipamentos
- Silêncio e suavidade do motor
- Atitude em curvas
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![](baixos.gif) |
- Falta de alguns itens de conveniência
- Inclinação em curvas
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FRENTE À CONCORRÊNCIA
![Vectra CD](carros/gm/vectra-peq.jpg) |
Líder disparado do segmento, o Vectra
ganhou torque com o motor de 2,2 litros. A versão CD 16V tem 138 cv e custa R$ 34.872,
mas bolsas infláveis e teto solar elétrico são opcionais. Recursos exclusivos são o
controle de tração e o computador de bordo. Agrada pelas linhas e não tanto pelo
espaço interno. A suspensão traseira multibraço contribui para a ótima estabilidade. |
Lançamento recente, o Passat acena com plataforma,
motor e suspensão do Audi A4, além de estilo típico da marca das argolas. O espaço
interno continua enorme e a versão básica (US$ 32.608) já vem com bolsas
infláveis. Rodas de alumínio e câmbio automático são opcionais. O motor de 1,8 litro
e 20 válvulas desenvolve apenas 125 cv, que passam a 150 na versão turbo (US$
36.609). Em suspensão, inova pela dianteira FourLink de quatro braços. |
![Passat](carros/vw/passat-peq2.jpg) |
![Peugeot 406 SV](carros/peugeot/406.jpg) |
Entre os modelos de importadores, o Peugeot 406
é forte concorrente: reúne o estilo agressivo da marca a motor de 2 litros, 16 válvulas
e 135 cv. A versão SV tem pacote completo, com bolsas infláveis, freios antitravamento
(comuns ao Vectra e Passat), ar-condicionado e limpador de pára-brisa automáticos; custa
R$ 41.900. Suspensão traseira multibraço concorre para o comportamento em curvas já
famoso da marca francesa. |
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FICHA TÉCNICA
MOTOR - Transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 16
válvulas. Diâmetro e curso: 84,8 x 88 mm. Cilindrada: 1.989 cm3. Taxa de compressão:
9,5:1. Potência máxima: 130 cv a 5.700 rpm. Torque máximo: 17,9 mkgf a 3.700 rpm.
Injeção multiponto sequencial.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a
tambor; antitravamento
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência
hidráulica; diâmetro de giro, 10,9 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson, com
estabilizador; traseira, braços transversais inferiores e tensor longitudinal, com
estabilizador.
RODAS - 6 x 15 pol.; pneus, 195/60 R 15 H.
DIMENSÕES - comprimento, 4,556 m; largura, 1,751 m;
altura, 1,427 m; entreeixos, 2,704 m; capacidade do tanque, 61,5 l; porta-malas, 470 l
(fabricante); peso, 1.317 kg. |
DESEMPENHO E CONSUMO - velocidade máxima, 204 km/h;
aceleração de 0 a 100 km/h, 9,6 segundos; consumo em cidade, 7,9 km/l; consumo em
estrada, 16,4 km/l (dados do fabricante). |
DADOS DO CARRO TESTADO - Ano-modelo, 1998;
quilometragem inicial, 6.540 km; quilometragem final, 8.252 km; pneus, Goodyear NCT3
Touring. |
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