EQUIPAMENTOS DE SÉRIE E OPCIONAIS

Acion. elétrico dos vidros D / T S/S Faróis de neblina S
Ajuste de altura dos bancos E / D S/ND Freios antitravamento (ABS) S
Ajuste de apoio lombar S Imobilizador de motor S
Ajuste do volante S Limpador/lavador traseiro NA
Ajuste elét. retrovisores E / D S/S Luzes de leitura D / T ND/ND
Alarme antifurto S Luz traseira de neblina S
Ar-condicionado / automático S/O Manômetro de óleo / voltímetro ND/ND
Bancos / volante em couro ND/S Rádio/toca-fitas S
Bolsa inflável E / D S/S Rádio/toca-CD ND
Câmbio automático O Relógio S
Comando interno do porta-malas ND Repetidoras laterais de direção S
Computador de bordo ND Rodas de alumínio S
Conta-giros S Terceira luz de freio S
Controle aut. de velocidade S Teto solar / comando elétrico S/S
Controle de tração ND Travamento central S
Direção assistida S Vidros verdes S

Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro

 


ALTOS
& BAIXOS

- Espaço interno
- Acabamento
- Dotação de equipamentos
- Silêncio e suavidade do motor
- Atitude em curvas

  - Falta de alguns itens de conveniência
- Inclinação em curvas

 


FRENTE À CONCORRÊNCIA

Vectra CD Líder disparado do segmento, o Vectra ganhou torque com o motor de 2,2 litros. A versão CD 16V tem 138 cv e custa R$ 34.872, mas bolsas infláveis e teto solar elétrico são opcionais. Recursos exclusivos são o controle de tração e o computador de bordo. Agrada pelas linhas e não tanto pelo espaço interno. A suspensão traseira multibraço contribui para a ótima estabilidade.
Lançamento recente, o Passat acena com plataforma, motor e suspensão do Audi A4, além de estilo típico da marca das argolas. O espaço interno continua enorme e a versão básica (US$ 32.608) já vem com bolsas infláveis. Rodas de alumínio e câmbio automático são opcionais. O motor de 1,8 litro e 20 válvulas desenvolve apenas 125 cv, que passam a 150 na versão turbo (US$ 36.609). Em suspensão, inova pela dianteira FourLink de quatro braços. Passat
Peugeot 406 SV Entre os modelos de importadores, o Peugeot 406 é forte concorrente: reúne o estilo agressivo da marca a motor de 2 litros, 16 válvulas e 135 cv. A versão SV tem pacote completo, com bolsas infláveis, freios antitravamento (comuns ao Vectra e Passat), ar-condicionado e limpador de pára-brisa automáticos; custa R$ 41.900. Suspensão traseira multibraço concorre para o comportamento em curvas já famoso da marca francesa.
 


FICHA TÉCNICA


MOTOR
- Transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 16 válvulas. Diâmetro e curso: 84,8 x 88 mm. Cilindrada: 1.989 cm3. Taxa de compressão: 9,5:1. Potência máxima: 130 cv a 5.700 rpm. Torque máximo: 17,9 mkgf a 3.700 rpm. Injeção multiponto sequencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.

FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento

DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10,9 m.

SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson, com estabilizador; traseira, braços transversais inferiores e tensor longitudinal, com estabilizador.

RODAS - 6 x 15 pol.; pneus, 195/60 R 15 H.

DIMENSÕES - comprimento, 4,556 m; largura, 1,751 m; altura, 1,427 m; entreeixos, 2,704 m; capacidade do tanque, 61,5 l; porta-malas, 470 l (fabricante); peso, 1.317 kg.

 
DESEMPENHO E CONSUMO - velocidade máxima, 204 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 9,6 segundos; consumo em cidade, 7,9 km/l; consumo em estrada, 16,4 km/l (dados do fabricante).
 
DADOS DO CARRO TESTADO - Ano-modelo, 1998; quilometragem inicial, 6.540 km; quilometragem final, 8.252 km; pneus, Goodyear NCT3 Touring.

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