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Motos do Passado

Em 1974 aparecia a segunda série, ou Z1 A, com o motor agora prateado. Um ano depois a terceira versão, Z1 B, abandonava a lubrificação da corrente em favor de uma mais robusta, autolubrificada e com anéis para retenção do lubrificante. O modelo 1976, renomeado KZ 900, ganhava duplo disco no freio dianteiro (de 245 mm em vez do único de 296 mm) e quadro reforçado, mas perdia o acabamento cromado do garfo e 1 cv de potência, agora 81 cv. No mercado americano era chamada Z 900 A4.

O motor, antes preto, passava a prateado na segunda série. Observe no anúncio o modo curioso encontrado pela Kawasaki para fazer publicidade...

No mesmo ano era lançada a KZ 900 B1 LTD, a primeira custom da indústria japonesa, embora fabricada nos Estados Unidos. A roda traseira de 16 pol, a dianteira de apenas sete raios, o banco em dois níveis e a abundância de cromados eram típicos do que hoje conhecemos nesse segmento. Apesar das novidades, o impacto da Z1 havia se dissipado com a introdução de outras motos de grande porte no mercado. Não havia outro caminho senão adicionar cilindrada à Kawasaki.

Uma Z a 1000   Na linha 1977 chegava a Z 1000, com os cilindros ampliados para 1.015 cm3 e ênfase no torque, já que a potência crescia apenas 2 cv, para 83. Externamente era similar à Z1, mas exibia escapamentos 4-em-2 e um freio a disco traseiro. Dois anos depois surgia a Z1R, com linhas angulosas, carenagem de farol, escapamentos 4-em-1 e rodas esportivas de sete raios, a dianteira reduzida a 18 pol.

A primeira versão da Z 1000, lançada em 1977: motor com ênfase no torque em baixa rotação, escapamento 4-em-2, freio a disco traseiro

Embora o motor passasse a 90 cv com o emprego de carburadores de 28 mm, essa versão não foi bem recebida e encalhou em alguns mercados, como o britânico. A roda de 19 pol e os escapamentos 4-em-2 logo voltariam, na Z1R de 1979, que ganhava mais 4 cv de potência. Entre 1977 e 1980 foi oferecida também a KZ 1000 LTD, versão custom com o motor maior.

A Z1R serviu de base para a primeira moto com turbocompressor conhecida, a Z1R TC. A Kawasaki America encomendou a instalação do sistema à American Turbo-Pak (ATP), que elevava a potência a 145 cv e a velocidade máxima a 255 km/h. Contudo, era vendida sem garantia (saiba mais sobre esta e outras motos turbo). Já na Alemanha o importador local criou a Z 1000 S Z1R, nada mais que uma Z1R com um escapamento de quatro saídas e tanque de 20 litros.
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