Uma versão turbo de 182 cv e 25,3 m.kgf, já existente no Japão, chegava aos EUA e havia um conjunto esportivo com itens aerodinâmicos, direção assistida regressiva (sensível à velocidade) e rodas de 15 pol. A versão GXL vinha com suspensão de ajuste automático e teto solar elétrico, e era oferecido um conversível, com o notável
coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,33 com a capota erguida. |
A segunda
geração, lançada em 1985, trazia linhas arredondadas e motores mais
potentes, incluindo um turbo de 182 cv. Mesmo com a oferta da versão
conversível... |
Dois anos depois, uma reestilização trazia lanternas traseiras arredondadas e o motor
aspirado ganhava coletor de admissão de geometria variável, passando a 160 cv. A versão GTU vinha com capô de alumínio, para menor peso, enquanto a Turbo recebia motor de 200 cv, rodas de 16 pol com pneus 205/55, amplo aerofólio e opcionais como toca-CDs,
controle automático de velocidade e revestimento dos bancos em couro. |
...e os novos itens de conforto, não conseguiu manter o sucesso do primeiro RX-7 A terceira e última geração do RX-7 surgiu como modelo 1993, trazendo o motor 13B-REW de 1,3 litro com dois turbocompressores seqüenciais. A potência era de ótimos 255 cv e o limite de giros 8.000 rpm, tornando o dirigir um grande prazer. Se o espaço e o conforto eram limitados, o desempenho e o comportamento dinâmico cativavam: com o baixo peso de 1.220 kg, alcançava 250 km/h e fazia de 0 a 100 em apenas 5,2 s. |
A terceira geração
transformou o RX-7 num superesportivo de 255 a 280 cv, capaz de
alcançar 250 km/h. Mas seu desempenho é, desde 1995, uma
exclusividade do mercado japonês |
Esse ano foi o último do RX-7 no mercado norte-americano. No Japão ele continuou recebendo alterações e existe até hoje em versões de câmbio manual, com 280 cv, e automático, com 255 cv -- ambas com o mesmo 1,3-litro. Desde 1999 a Mazda apresentou dois carros-conceito, o
RX-Evolv e o RX-8, que apontam para o futuro desse lendário esportivo com motor diferente de qualquer outro. |
Clássicos - Página principal - e-mail © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |