Nem tanto para o lazer
Amazona
e Veraneio nasceram para o passeio, mas |
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Os brasileiros ainda não conheciam em 1959 o termo utilitário-esporte, mas foi no final desse ano que a General Motors, que desde o ano anterior fabricava picapes e caminhões -- seu primeiro automóvel, o Opala, só chegaria nove anos depois --, lançou sua primeira perua de passageiros, destinada mais ao lazer que ao transporte de carga. Se o termo agora tão usual já fosse aplicado, talvez se pudesse considerar a Chevrolet Amazona uma precursora do tipo de veículo que muitos hoje apreciam. |
O primeiro
modelo da Amazona, lançada em 1959: estilo frontal e mecânica dos
caminhões Chevrolet, três bancos inteiriços e terceira porta só no
lado direito |
Embora derivada de modelos norte-americanos da marca, era um produto específico para
nosso mercado. Da frente até a metade da cabine era o conhecido picape Chevrolet Brasil da série 3100; daí para trás, uma ampla perua de três bancos e oito lugares, com a particularidade de uma terceira porta lateral apenas no lado direito. A tampa do porta-malas era pequena, não incluindo o vidro traseiro, e os bancos podiam ser removidos. |
Em 1962 a perua ganhava uma
reestilização frontal, com quatro faróis. A suspensão ainda
utilizava eixo rígido e molas semi-elíticas na frente e atrás |
No Salão do Automóvel de 1964, ainda realizado no pavilhão do Ibirapuera, em São Paulo, a Amazona cedia lugar a uma nova
perua: a C-1416, baseada no picape lançado no mesmo evento. Mais baixa, com linhas atualizadas,
suspensão dianteira independente e molas helicoidais nas duas suspensões, para maior conforto, trazia quatro portas, mais uma ampla traseira que se erguia junto do
vidro. Continua |
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