Depois de um ano fora do mercado, em 1993 chegava um novo Supra dentro desse objetivo. Os faróis não eram mais escamoteáveis -- como que antecipando a tendência de hoje -- mas havia boas novidades. Motor de dois turbos com potência de 320 cv, grande alívio de peso (até mesmo um spoiler traseiro oco foi utilizado) e câmbio Borg-Warner de seis marchas
tornavam-no um esportivo muito desejável, capaz de acelerar de 0 a 96 km/h em menos de 5 s e atingir 250 km/h,
limitados eletronicamente. |
Dois turbos, câmbio de seis
marchas, 250 km/h de máxima: em 1993 o Supra ingressava no segmento
de supercarros |
A marca nunca havia feito algo tão veloz. Um piloto americano o teria considerado "pura adrenalina com uma placa de licença", referindo-se ao padrão de desempenho e prazer de dirigir similar ao de carros de competição. Só que o preço acompanhava: mais de US$ 50 mil nos EUA pelo biturbo. Permanecia uma versão de
aspiração natural para os menos
exigentes, mas nem mesmo esta era acessível. |
O preço
superior a US$ 50 mil o colocava em paridade com o Corvette: uma
medida que Os modelos 1997 foram vendidos como a série especial
Limited Edition 15th Anniversary, alusiva a seus 15 anos desde a segunda geração (estranhamente a primeira era "esquecida"), com o vistoso aerofólio do Turbo aplicado à versão
aspirada. O chassi estava mais rígido, o interior mais silencioso e havia retoques estéticos,
como máscaras escuras nos faróis e lanternas, além de uma redução de preço que chegava a US$ 12 mil no Turbo. |
Trocados por
utilitários e alvos das companhias de seguro, os supercarros
japoneses escassearam nos EUA, mas Toyota, Nissan e Mazda preparam um
retorno em diversos segmentos |
No ano seguinte, com o declínio das vendas de esportivos nos EUA, ele se retirava desse mercado, tornando-se restrito aos japoneses. Agora, em 2002, a Toyota cessará em definitivo sua produção, abrindo caminho para um novo supercarro
com motor V8 ou V12 e cerca de 400 cv (leia
segredo). Outros fabricantes nipônicos também preparam novos
esportivos, como o Nissan 350Z e o
Mazda RX8, mas em segmentos
inferiores. A brutalidade dos biturbos talvez nunca mais retorne. |
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