Best Cars Web Site Páginas da História

Dois proprietários famosos eram o piloto inglês Stirling Moss e o piloto francês Maurice Trintignant. Dois anos depois, no Salão de Paris, em outubro de 1956, um outro belo carro de luxo foi apresentado. Tratava-se de um elegante sedã de quatro portas, sem a coluna central, sendo que as portas traseiras tinham a abertura invertida, "suicida". O mesmo charme foi usado anos depois no Lincoln Continental. Chamava-se Facel-Vega Excellence.

O Facel-Vega Excellence: um sofisticado sedã quatro-portas sem coluna central, com direito a "rabos de peixe" e motores V8 de grande cilindrada

Tinha três volumes bem distintos e suas dimensões externas não eram nem um pouco européias. Levava com muito conforto cinco passageiros e mantinha o mesmo luxo do cupê. Utilizava também a mesma frente deste. Atrás, o destaque ficava por conta de lanternas redondas e um discreto "rabo de peixe", bem em uso nos modelos grandes dos anos 50. O porta-malas era mais que suficiente. Nas extremidades do pára-choque, a saída dos canos de escapamento.

Nas rodas, para enfeitar, bonitas calotas salientes que tinham um desenho muito semelhante às de nossos primeiros Fords Galaxie. O automóvel era imponente e era destinado a artistas de renome, empresários e pessoas abonadas. E fez muito sucesso entre eles.

O motor do Excellence era também um V8. Tinha 4.768 cm3 e 250 cv a 4.400 rpm. Chegava a 190 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em 10,5 s. Seus concorrentes mais próximos eram o Bentley SI e o Cadillac Fleetwood, mas nenhum dos dois tinha tal desempenho nas boas auto-estradas da Europa que começavam a ser construídas. Usava o mesmo conjunto de transmissão do irmão mais esportivo.

Um charme do Excellence eram as portas traseiras de abertura invertida, tipo que ficaria conhecido por "suicida". O mesmo recurso apareceria depois no Lincoln Continental

Em 1958 tanto o Excellence quanto o cupê estavam equipados com um motor ainda mais potente: passava a ter 5.950 cm3 e 325 cv, com o que ultrapassava 200 km/h e atingia os 100 km/h em apenas 9 s. Dois anos depois, os dois ganhavam freios a disco na dianteira.

Em 1962 era lançado o Facel-Vega II. Das poucas mudanças, notavam-se os faróis, que recebiam uma carenagem, as grades mais finas e a frente mais inclinada para baixo. Todo o conjunto foi reestilizado e ficou mais moderno. E, como de regra, ambos ganharam mais potência: passavam a ter 6.300 cm3 e 355 cv, para a versão com a caixa Torqueflite automática da Chrysler, ou 395 cv, para a versão de dois carburadores duplos e caixa manual de quatro velocidades da empresa francesa.

Em testes na fábrica o cupê ultrapassou os 240 km/h e atingiu os 100 km/h em apenas 9 s. Estes números eram ótimos para a época, ainda mais em se tratando de um carro de 1.800 kg. O consumo era da ordem de 6,5 km/l, mas quem o comprava não se preocupava com o bom apetite do V8. 

A Chrysler fornecia motores e transmissões automáticas para a Facel. Seus V8 tiveram de 4,5 a 6,3 litros, este último com 355 cv de potência

Em 1964, depois de 3.000 modelos produzidos, sendo 230 do Excellence, era encerrada a produção devido a uma crise financeira gerada pelo Facel menor, o modelo Facellia. Em 1975 Monsieur Daninos foi eleito presidente de honra do clube Amigos do Facel, que reunia 83 modelos impecavelmente conservados. Nesse ano aconteceu o 2º. Encontro Nacional, no Castelo de Chantilly, na França.

Em 13 de outubro de 2001 esse francês dinâmico falecia aos 94 anos. Mas deixou sua obra marcada na industria automobilística francesa.

Carros do Passado - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados