Em Nardo, no Sul da Itália, há uma pista com 13 quilômetros de diâmetro que é usada para testes de resistência e quebra de recordes. Num teste em que percorreu 50.000 quilômetros, o 190 Cosworth fez média horária de 247,9 km/h durante 202 horas. |
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O painel bem-equipado e o
grande volante de quatro raios eram típicos Mercedes-Benz. O modelo
1988 da foto trazia maior espaço para as pernas no banco traseiro,
antiga reivindicação dos donos |
Em 1986 toda a linha ficava mais rica com novos motores: o quatro-cilindros de 2.298 cm3 e 132 cv, e o seis-cilindros de 2.599 cm3 e 166 cv. Este
tinha injeção Bosch K-Jetronic, máxima de 215 km/h e 0-100 km/h em 9,7 s. Era a opção refinada da linha: não
adotava suspensão áspera, como seu irmão bravo, nem decoração esportiva. O silêncio e o equilíbrio dos seis cilindros em linha atraíam os clientes que não queriam a esportividade do Cosworth. |
Evolution II:
com cilindrada de 2,5 litros e grandes spoilers, a versão esportiva
do 190 chegava a 204 cv e 235 km/h de máxima |
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No mesmo ano, no teste de uma revista européia, o 2.3-16 do campeonato de produção europeu atingia 310 cv a 8.400 rpm. Este bólido varria o asfalto em Spa-Francorchamps, Nogaro e Jarama com seus pneus Michelin de 16 pol, caixa Getrag, capô e tampa do porta-malas de fibra de carbono e peso de 1.000 kg. Atingia 285 km/h com uma aceleração de cortar o fôlego. |
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Três gerações de médio
porte: o 190 (à direita) abriu caminho para o Classe C de 1993 (ao
centro), substituído em 2000 pelo modelo atual |
A AMG, empresa alemã fundada em 1967 e especializada em
"anabolizar" Mercedes, não deixou o 190 de lado. Apresentado
em 1988 como AMG 190 E 3.2, o motor de seis cilindros em linha passava a ter 3.205 cm3 e 245 cv. Sua velocidade final era de 237 km/h, a chegada ao 100 km/h se dava em apenas 6,8 s e os primeiros 1.000 metros em 27,5 s. A caixa automática de quatro velocidades permitia ao motorista-piloto escolher entre programas esportivo e econômico. Por fora, a agressividade estava presente na carroceria rebaixada e nas rodas de fundo preto, com aro 16 pol e pneus 225/45. |
O 2.5-16 foi bem-sucedido
nas pistas. Aqui, Klaus Ludwig pilota um no DTM, o Campeonato Alemão
de Carros de Turismo |
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