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No raio X, a mecânica do 126: motor de dois cilindros em linha arrefecido a ar, freios a tambor, suspensão dianteira com feixe de molas semi-elíticas

A Fiat italiana produziu 1,3 milhão de unidades do 126 até 1980; a FSM (Fabrika Samochodów Malolitrazowych, fábrica de carros de pequena cilindrada) polonesa, que começou a construí-lo em 1975, fez 3,3 milhões. O governo da Polônia via nele a saída para popularizar o automóvel no país, permitindo que toda família tivesse um carro. A marca produzia Fiats sob licença desde 1965, quando lançara o Polski (polonês) Fiat 125p.

No mercado local o FSM 126 logo ficava conhecido como Maluch, que significa pequeno bebê em polonês. Foi exportado para a Itália e outros países até 1982. Seus componentes e reparos custavam tão pouco que algumas unidades eram montadas pelos próprios compradores a partir de peças novas -- algo impensável na maior parte do mundo, onde a soma das peças multiplica o preço de qualquer carro.



Furgão, perua, hatch alongado e motor
dianteiro: projetos nunca aprovados

O carrinho manteve-se sem grandes novidades até 1987, quando um motor arrefecido a água de 704 cm3, ainda com dois cilindros e comando no bloco, foi introduzido no 126 Bis. Com 26 cv às mesmas 4.500 rpm, tinha na posição horizontal (em vez de vertical) sua maior vantagem, pois sobrava mais espaço para bagagem na traseira. Uma tampa única era adotada para facilitar o acesso à carga, tornando-o um três-portas.

Um motor dianteiro foi cogitado, tendo sido construídos protótipos entre 1978 e 1981, mas nunca saiu dessa fase, provavelmente pelos elevados investimentos necessários. Outras idéias polonesas que não chegaram ao mercado foram o furgão 126 Bombel, com baú traseiro colocado sobre a carroceria recortada; o hatchback 126 Long, com traseira alongada e 10 cm a mais entre eixos; a perua 126 Kombi, também de entreeixos longo; e o motor diesel de 800 cm3 e procedência japonesa. Já versões conversíveis foram feitas em pequena quantidade pela empresa OBR.

A versão conversível foi elaborada pela empresa OBR. Em 2000 chegava ao fim a produção polonesa do 126

Em 1994 recebia alterações de estilo, melhor acabamento interno e lâmpadas halógenas nos faróis; dois anos depois retornava o motor 650 arrefecido a ar, agora com catalisador no escapamento. Exportado para a Itália, Iugoslávia, Alemanha, Hungria, França, China, Inglaterra, Tchecoslováquia, Cuba, Bélgica, Bulgária, Suíça, Grécia, Áustria, Holanda, Dinamarca, Chile e Nova Zelândia, em setembro de 2000 sua produção chegava ao fim, com uma série especial chamada Happy End (final feliz).

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