Em 1965 a Rover encomendava ao fabricante de carrocerias FLM PanelCraft um conversível, que infelizmente não foi produzido, mas a empresa chegou a produzir 160 peruas. Em abril de 1968 chegava a versão 3500. Sob o largo capô funcionava um motor V8 de 3.523 cm3, com bloco e cabeçote de liga leve e potência de 143 cv a 5.000 rpm. Era alimentado por dois carburadores SU e tinha taxa de compressão de 10,5:1, elevada para a época.
Esse motor seria usado por boa parte dos pequenos fabricantes ingleses
de veículos especiais. |
O motor V8 de 143 cv, depois
elevados a 152, serviu de base mecânica para muitos fabricantes de
veículos especiais da Inglaterra. Era potente, robusto e durável |
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A caixa automática Borg-Warner de três velocidades era de série, sem opção de câmbio manual, mas seu desempenho era digno: velocidade máxima de 190 km/h, aceleração de 0 a 100 km/h em 10,5 s.
O motor demonstrou também ser muito robusto. Com manutenção adequada, passava facilmente dos 200.000 km. As diferenças externas eram uma grade na cor da carroceria para a entrada de ar, abaixo do pára-choque, teto de vinil e um discreto spoiler dianteiro. |
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A versão
2200 TC, de 2,2 litros, com sua grade em forma de colméia (à
esquerda), Em 1969 era apresentada uma versão interessantíssima,
com o teto quase todo de vidro fabricado pela Triplex e o estepe colocado sobre a tampa do porta-malas. Sofisticado e distinto, infelizmente não teve produção destacada. Em 1971 o V8 ganhava a opção de caixa manual de quatro marchas, que agradava muito mais ao mercado europeu. Também ganhava mais cavalos,
agora 152, e velocidade máxima -- 195 km/h. |
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Os admiradores da marca
britânica o consideram o último verdadeiro Rover, por ter sido
projetado antes da compra da empresa pela British Leyland |
Dois anos depois o peso da idade já era elevado e a produção terminava. Mas sempre será lembrado como o último verdadeiro Rover. Foi também batizado de "Rolls dos pobres" na Inglaterra, em alusão à aristocrática marca conterrânea. Era a chamada do anúncio publicitário da própria British Leyland nos anos 70, quando assumiu o controle da Rover. |
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