A versão Futura era uma
execução luxuosa do Falcon. O conversível apareceu em 1963 e fez
sucesso pelo estilo equilibrado |
![]() |
A Chrysler fazia concorrência com o Plymouth Valiant, a American Motors com o Rambler e a General Motors não demorou a dar a resposta, lançando em 1960 o
Chevrolet Corvair. Só que este tinha outra configuração mecânica. Em 1961 era lançada a versão Futura, que se tratava de um Falcon mais luxuoso. No ano seguinte, incluídas todas as versões, já havia sido produzido um milhão de exemplares,
vendido com a ajuda da bem-humorada publicidade, que utilizava o personagem Charlie Brown, seus amigos e, claro, seu cãozinho Snoopy. |
![]() |
O modelo duas-portas de
1965: linhas mais retas e atraentes e um motor mais potente, o V8 302 de 225 cv brutos |
O Falcon ganhava também novos motores: um seis-cilindros chamado Big Six, com 150 cv, e um V8 de 4.783 cm3
(292 pol3) com 200 cv. Sua
velocidade máxima passava a 185 km/h e dispunha, opcionalmente, de uma nova caixa manual de quatro marchas com alavanca no assoalho -- e assim, pela primeira vez, dois bancos individuais na frente, só para o cupê. |
Em 1970, o último ano de
produção do Falcon. Com linhas agressivas, tornava-se uma versão do
Torino e saía de linha em pouco tempo |
![]() |
Surgia mais uma opção de V8, o motor
302 (4.949 cm3) com 225 cv, similar ao utilizado aqui no Maverick
e no Landau. De 0 a 100 km/h fazia em 11 s e a final chegava a 190 km/h. Em 1967 a versão conversível era descontinuada e o picape Ranchero passava a ser feito, outra vez, a partir do irmão maior Fairlane. Mas, apesar do desenho agradável,
a produção anual do Falcon começava a decair. |
![]() |
Um clássico para os
argentinos: no país vizinho o Falcon chegou em 1961 e foi produzido
por 30 anos, com alterações um tanto discutíveis, como esta de 1978 |
Em 1961 ele começara a
ser exportado desmontado para a Argentina, onde faria muito sucesso: só
encerrou a produção em 1991, com a mesma carroceria do início,
recebendo plásticas -- não tão harmônicas -- na grade e pára-choques.
Na Austrália fez e faz muito sucesso, mas lá é fabricado até hoje
e já sofreu várias reformulações completas de estilo e mecânica.
Do veterano Falcon nascido americano resta apenas o nome. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |