O 402 era mais conservador tecnicamente que o Citroën, mas apresentava menos problemas. Mantinha o eixo traseiro tipo parafuso do antigo 153 com suspensão Cantilever, enquanto o dianteiro, independente, dispunha de uma barra de torção. A bateria ficava entre a grade e o radiador para facilitar o acesso. Independente da rixa com o Traction, era mais sofisticado e caro que os modelos que vendiam bem na época. Era preciso criar opções mais acessíveis. |
Com base no 302, Darl'Mat desenvolveu modelos para corridas de 70 e 85 cv Um Salão de Paris mais
tarde, em 1936, surgia o 302. Sedã ou conversível, era 35 cm mais
curto e movido por um motor de 1.758 cm³ que atingia 43 cv a 4.000
rpm, para máxima de 105 km/h. Incrementando a linha, o 402 Légére
(leve) misturava a carroceria do 302 com o motor do 402 para que o
velocímetro marcasse até 125 km/h. A Peugeot também apresentou o 802,
conceito memorável feito por Jean Andreau com traseira inspirada nos
aviões. |
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O compacto 202, de 4,1 metros e motor de 1,1 litro, era a resposta da Peugeot ao Renault Juvaquattre; tinha várias opções, do conversível ao furgão |
Em fevereiro de 1938
chegava o caçula da família, o 202. Era ainda mais curto que o 302,
com 4,1 contra 4,5 metros. Tinha um motor de 1.133 cm³ que, apesar dos
meros 30 cv a 4.000 rpm, atingia a cobiçada marca dos 100 km/h.
Oferecia várias versões, entre elas sedã, conversível,
cabrio-limousine (sedã com teto retrátil em lona) e até furgão. Era
uma aguardada resposta a concorrentes como o Simca 8 e o
Renault Juvaquatre. |
O 402B Légère, lançado em 1938: motor do 402 de 2,15 litros combinado ao chassi do 302 e à carroceria mais leve do 202, para melhor desempenho |
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O único modelo da série
2 que teve direito a reprise no pós-guerra foi o pequeno 202. Algumas
unidades até foram fabricadas durante a ocupação alemã. De volta em
1946, o 202B preparava o terreno para a chegada do 203 em 1948. Estava
mais despojado, sem capa no estepe ou barras cromadas nos encostos dos
bancos, mas ao menos seu último ano trouxe os bem-vindos freios de
acionamento hidráulico. Chegou à marca das 140.000 unidades vendidas
ao sair de linha. |
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