O favorito da realeza
O Rover 3 Litre Mk 1, ou
simplesmente P5, conquistou |
Na Grã-Bretanha, no
condado de Warwickshire, a Rover Co. Ltd sempre se destacou pela
fabricação de modelos de qualidade, clássicos, robustos e muito bem
acabados. A produção do utilitário Land Rover, na
década de 50, ia muito bem. O jipe fazia muito sucesso em todo o mundo
e, por causa disso, não havia espaço disponível nas instalações fabris
para a produção de um novo modelo. Além do Land, era produzido também o
sedã médio P4 110. |
![]() |
Aparência refinada, engenharia tradicional: a apresentação do P5 apontava uma combinação que, associada ao luxo e ao conforto, logo o tornou o preferido pela família real britânica |
Em setembro de 1958, no
Salão de Londres, era apresentado o Rover 3 Litre Mk 1. O belo carro
sempre ficou conhecido como P5, em referência a Project 5, projeto 5.
O sedã de quatro portas e três volumes tinha uma carroceria clássica e
bonita. Nada revolucionária, mas de acordo com seu tempo. |
O motor inicial era um Rover de seis cilindros, 3,0 litros e 115 cv, substituído em 1967 por um V8 da Buick, de 3,5 litros e 160 cv |
![]() |
Em 1959 começava a ser
vendido para os britânicos e para a Europa. E agradou muito à classe
média-alta. Seu motor desenvolvia 115 cv a 4.250 rpm, com taxa de
compressão de 8,75:1, um carburador SU em posição horizontal, bloco em
ferro fundido e cabeçote em alumínio. As câmaras de combustão eram
hemisféricas, mas com válvulas de
admissão no cabeçote e de escapamento laterais, uma combinação rara. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 19/8/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |